Revista de Economia Agrícola — Artigos
Caracterização da oferta de crédito rural à pecuária de corte
Abel de Lima Filho
Publicado em · em v. 23, t. 2 · 1976
Resumo dos autores
O presente estudo, utilizando informações de caráter secundário, descreve, detalhadamente, a oferta de recursos creditícios destinados à pecuária de corte, ao mesmo tempo em que procura avaliar a atuação de crédito rural destinado à mesma.
Entre outras conclusões, verifica-se que na região Centro-Sul, apesar dos grandes impulsos, o crédito pecuário tem sido deferido em menor proporção que para lavoura em geral. Note-se, no entanto, que a expansão dos recursos creditícios não foram acompanhados por um acréscimo relativo na produção. Observou-se, também, que o crédito destinado à produção bovina evoluiu de forma menos que proporcional àquele destinado à comercialização.
Quanto à distribuição do crédito, para o Brasil, os bancos oficiais suplantam os particulares, enquanto, em São Paulo, os bancos particulares fornecem a maior parte dos recursos creditícios destinados à atividade animal.
Transcrito da versão digitalizada (p. 185).
Como citar
ABEL DE LIMA FILHO. Caracterização da oferta de crédito rural à pecuária de corte . Revista de Economia Agrícola, v. 23, t. 2, 1976. Disponível em: https://iea.agricultura.sp.gov.br/out/LerRea.php?codTexto=9559. Acesso em: 23/10/2026.

