Pular para o conteúdo

Informações Econômicas

n. 11

nov. 1973 · 3 artigos

Sumário

  1. Estimativa de custo operacional do tomate rasteiro irrigado, São Paulo, 1973Yoshio Namekata
    Resumo (elaborado a partir do texto)

    Resumo elaborado a partir do textonão é dos autores

    Estudo que estima o custo operacional do tomate rasteiro irrigado no Estado de São Paulo em 1973, a partir de dados coletados junto a produtores das regiões de Novo Horizonte e Birigui, como estudo de casos. Situa a expansão da cultura destinada à indústria na década anterior, a queda de preços e de produtividade média com a entrada de produtores de baixa tecnologia, e o surgimento de núcleos que adotam terras não infestadas, novas variedades e irrigação, com produtividades muito superiores. Apresenta os coeficientes técnicos por alqueire, em dias de serviço de homem, trator e implementos por operação, e os materiais consumidos, além da estimativa do custo operacional por alqueire e por hectare, do resíduo obtido a partir da renda bruta e da composição do custo, em que predominam mão-de-obra, máquinas e equipamentos, adubos e defensivos.

    Não consta da publicação original: elaborado a partir do texto digitalizado (p. 1-3 de 4). Aguardando revisão do IEA.

    PDF
  2. Situação da Agricultura - Novembro de 1973
    Resumo (elaborado a partir do texto)

    Resumo elaborado a partir do textonão é dos autores

    Boletim de conjuntura sobre a agricultura paulista em novembro de 1973. Apresenta a análise do IEA sobre o valor da produção de 26 dos principais produtos em 1973, com aumento real expressivo em relação a 1972, resultante sobretudo de preços mais altos, e comenta o rendimento agrícola dos produtos vegetais. Analisa a pequena alta do índice geral de preços recebidos no mês, com queda nos produtos vegetais (feijão, milho, amendoim, banana, batata, cebola e soja) e forte elevação nos animais, principalmente bovinos e suínos, a alta acentuada dos preços pagos por insumos externos ao setor e a queda dos índices de paridade. Trata ainda das cotações do café nos mercados internacional e interno e das margens de comercialização de produtos da Cesta de Mercado.

    Não consta da publicação original: elaborado a partir do texto digitalizado (p. 1-3 de 7). Aguardando revisão do IEA.

    PDF
  3. Mercados Agrícolas - Novembro de 1973
    Resumo (elaborado a partir do texto)

    Resumo elaborado a partir do textonão é dos autores

    Boletim de mercados agrícolas de novembro de 1973, iniciado pelas notas sobre amendoim e arroz. No amendoim, registra comercialização diminuta e preços estáveis no atacado de São Paulo, o início da colheita em pequenas quantidades no Estado, com intensificação prevista para dezembro, preços recebidos praticamente iguais aos do mês anterior, a situação no Paraná e os estoques na CEAGESP. No arroz, descreve mercado calmo, com ligeiras quedas nos preços do beneficiado no atacado e pequena alta dos preços recebidos pelos produtores paulistas, o plantio de cerca de 90% da área prevista em condições climáticas favoráveis e os preços nas zonas produtoras de Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul.

    Não consta da publicação original: elaborado a partir do texto digitalizado (p. 1-3 de 22). Aguardando revisão do IEA.

    PDF

Como citar

INFORMAÇÕES ECONÔMICAS. São Paulo: Instituto de Economia Agrícola, n. 11, nov. 1973. Disponível em: https://iea.agricultura.sp.gov.br/out/LerRea.php?codTexto=13366. Acesso em: 22/10/2026.