Pular para o conteúdo

Informações Econômicas — Artigos

Financiamento da Agropecuária nas Regiões de Marília e do Vale do Paranapanema, Estado de São Paulo: crédito formal e alternativo

Jader Bianco, João Luiz Cardoso

Publicado em · em v. 26, n. 7 · jul. 1996

Resumo dos autores

Os objetivos deste trabalho foram avaliar as mudanças ocorridas na dinâmica regional da produção agropecuária decorrentes das modificações do crédito rural institucional, examinar os reflexos dessas mudanças para o agribusiness brasileiro e identificar as formas alternativas de financiamento à agropecuária. A elaboração de índices e a determinação de taxas de crescimento complementadas pelas análises qualitativas permitiram analisar as alternativas de financiamento rural encontradas pelos produtores e suas cooperativas junto às instituições bancárias e às indústrias produtoras e fornecedoras de insumos, bem como em relação às empresas do setor agroindustrial processador de matérias-primas agrícolas. A dinâmica de trabalho da agroindústria processadora de matérias-primas agrícolas mostrou a dependência entre os segmentos agrícola agroindustrial no seu relacionamento do dia-a-dia, através dos contratos de compra a futuro da produção que permite atender, de um lado, os produtores com os recursos necessários para continuar a produzir e, de outro, a continuidade e regularidade de recebimento de matéria-prima por parte da agroindústria, sem interferências governamentais. A atuação da cooperativa e das indústrias fornecedoras de insumos junto às instituições financeiras garantiu os recursos necessários aos agropecuaristas continuarem a produzir, para as indústrias, a regularidade e continuidade das vendas e para os bancos garantias adicionais com menor risco de inadimplência. Conclui-se que o financiamento à produção rural continua a ser importante para a economia agrícola e agroindustrial brasileira.

Palavras-chave: crédito agrícola, agricultura-finanças, agroindústria, cooperativismo.

tec1-0796.pdf

Baixar PDF

Como citar

JADER BIANCO; JOÃO LUIZ CARDOSO. Financiamento da Agropecuária nas Regiões de Marília e do Vale do Paranapanema, Estado de São Paulo: crédito formal e alternativo. Informações Econômicas, v. 26, n. 7, jul. 1996. Disponível em: https://iea.agricultura.sp.gov.br/out/LerRea.php?codTexto=1030. Acesso em: 22/10/2026.