Artigos
Análise das Exportações de Uvas Frescas Brasileiras: uma estimação gravitacional a partir do modelo de regressões aparentemente não relacionadas
                    
 RESUMO:     
Este artigo tem como objetivo 
apresentar as vantagens e as barreiras (tarifárias ou não tarifárias)  em 
relação ao mercado mundial em detrimento do mercado interno, observando o caso 
da produção de uvas frescas brasileiras. O estudo é realizado à luz da Teoria do 
Comércio Internacional, utilizando uma estimação baseada no modelo gravitacional 
como ferramenta de análise, a fim de estabelecer uma relação capaz de explicar 
de maneira confiável as exportações de uvas frescas do Brasil. Segundo a 
tradicional literatura acerca desse modelo, as transações comerciais entre 
países dependem da distância geográfica entre estes e da renda dos mesmos. No 
caso das exportações brasileiras de uvas frescas, além destes fatores, 
assumiu-se que dependem também da razão de preços recebidos pelo produto no 
exterior frente àqueles obtidos internamente. Variáveis dummy de controle também 
foram consideradas, associadas aos principais importadores do produto e a 
momentos de crise externa. As estimativas apontaram para uma relação negativa 
entre as exportações de uvas frescas e a distância do Brasil em relação ao país 
importador. Contrariamente, existe uma relação positiva entre estas exportações 
e a interação entre o PIB do país importador e o PIB interno. Adicionalmente, 
observouse que a razão de preços, como descrita anteriormente, afeta 
significativamente e de maneira positiva as exportações de uvas 
frescas.
Data de Publicação: 07/07/2011
                Autor(es): 
                Henrique Veras de Paiva Fonseca Consulte outros textos deste autor
Leonardo Ferraz Xavier Consulte outros textos deste autor
Ecio de Farias Costa Consulte outros textos deste autor              
                            
                        
                        
                        
                        
                        
                        


