Nota aos colaboradores - Análises e Indicadores do Agronegócio (AIA)

Sobre o IEA

O Instituto de Economia Agrícola, fundado em 1942, foi a primeira instituição a pesquisar e sistematizar os estudos sobre economia agrícola no Brasil, é uma Instituição de pesquisa que tem por objetivo produzir, adaptar e transferir conhecimentos científicos e informações de qualidade na área da economia aplicada à agricultura. Visa o desenvolvimento para atender necessidades da agricultura e da sociedade em geral, realizando pesquisas e produzindo informações estratégicas; analisando e propondo políticas públicas e elaborando estudos para o desenvolvimento sustentável.

Política da Revista

Análises e Indicadores do Agronegócio (AIA) é uma revista eletrônica, de periodicidade mensal, editada pelo Instituto de Economia Agrícola, destinada à publicação de textos inéditos relacionados à área de atuação do IEA. A revista Análises e Indicadores do Agronegócio, criada em 2006, teve origem com a publicação de textos conjunturais, a partir de 1999, disponibilizados na Home page do IEA, sob o título "Análises e Mercado".

Natureza das colaborações

O conteúdo deve ser relativo a informações, análises e propostas técnicas e opinativas relevantes para o setor agropecuário, de questões conjunturais ou relacionadas ao debate de problemas ou questões do setor, incluindo aquelas com características que necessitem de celeridade na publicação. Estão habilitados a publicar textos em AIA os pesquisadores científicos e os técnicos de nível superior pertencentes ao quadro do IEA e contribuições com parcerias externas serão aceitas desde que o primeiro autor pertença ao quadro do IEA.

Conteúdo da revista Análises e Indicadores dos Agronegócios

A AIA é constituída de duas seções:

Análises

Apresenta textos inéditos relacionados a questões relevantes da agropecuária. Sua estrutura deve ser decomposta em três partes interligadas. A primeira, de característica introdutória, apresentará o problema, sua importância e o objetivo do artigo. A segunda deve conter o desenvolvimento analítico. A terceira trará conclusões e comentários finais.

Indicadores

Apresenta textos, dados estatísticos e séries históricas que fundamentam análises do setor agrícola com periodicidade definida, a saber:

  • Comércio exterior: periodicidade mensal e trimestral, com recorte estadual e nacional.
  • Quadrissemana: periodicidade mensal.
  • Previsão de safras: cinco levantamentos anuais relativos aos levantamentos de fevereiro, abril, junho, setembro e novembro.
  • Valor da produção: dois artigos anuais, um com recorte de Estado e outro por regiões.
  • Mercado de defensivos/mercado de maquinas agrícolas e mercado de fertilizantes: periodicidade anual.
  • Mercado futuro de café: periodicidade mensal.
  • Previsão de safras cafeeira: periodicidade anual.
  • Preços médios mercado atacadista: periodicidade mensal.
  • Mercado varejista de alimentos: periodicidade mensal.

Normas para apresentação da AIA

Limite: O texto destinado à AIA deverá ter no máximo 13.000 (treze mil) caracteres, com espaços, incluídas tabelas e figuras (e/ou gráficos).

Formatação geral

O texto deve ser elaborado em papel A4, com margens direita, esquerda, superior e inferior de 3 cm, justificado, digitado com fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento duplo e páginas numeradas.

Figuras e tabelas

  • As figuras devem ser elaboradas em Excel® com uso de cores e inseridas no texto como imagem.
  • As tabelas devem ser elaboradas em Excel® e inseridas no texto como tabela do Word®.

Notas e bibliografia

Para notas explicativas e bibliografia, não utilizar o recurso específico do Word®. Deve-se apenas digitar o texto referente à nota no final do texto. Os números que servem como referência no texto são digitados normalmente como caracter, usando o recurso "sobrescrito".

Linguagem

  • O título do trabalho deve explicitar seu conteúdo, com linguagem adequada a um artigo técnico.
  • A linguagem do artigo deve ser técnica, utilizando termos universais e científicos, e procurando evitar termos coloquiais.
  • O artigo deve ser escrito de forma clara para seu contexto, dentro dos objetivos da revista.

Exceções

  • Excepcionalmente para a Seção Indicadores, quando o texto ultrapassar o limite de 13.000 caracteres, as tabelas e as figuras que o complementam estarão disponíveis para download.
  • Para ambas as seções, a metodologia não deve ser omitida. Pode ser explicitada no corpo do texto ou referenciada em nota de rodapé, segundo normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
  • Para a Seção Indicadores, a periodicidade do tema abordado deve estar explicitada no corpo do texto ou referenciada em nota de rodapé.

Encaminhamento das contribuições

Processo de submissão

O encaminhamento do artigo deve ser feito por meio do formulário próprio, disponível em: https://bityli.com/6xB7J, incluindo os seguintes anexos:

  • Arquivo em Word® contendo o título do artigo, o nome dos autores e o texto.
  • Arquivo em Excel® contendo tabelas e figuras, se houver.

Apreciação das contribuições

Sistema de avaliação

Os artigos encaminhados para compor esta sessão receberão o parecer de 1 (um) relator, no sistema double blind view.

Processo por seção

  • O texto para a Seção Análises será enviado para a apreciação de um relator indicado pelos Editores.
  • O texto para a Seção Indicadores será encaminhado para relatoria designada pelo Diretor Técnico de Departamento após apreciação elaborada pelo superior imediato do primeiro autor do texto, ou alguém por ele designado, devendo referir-se diretamente ao Comitê Editorial.

Após aprovação

Aprovado o texto, este será encaminhado à editoração e às revisões gramatical, ortográfica e bibliográfica, retornando ao primeiro autor para aprovação final.

Novos temas na Seção Indicadores

Poderão ser incorporados novos temas na Seção Indicadores, desde que haja responsável pela continuidade da série histórica por pelo menos dois anos e periodicidade definida. Os novos temas deverão ser encaminhados pelo superior da área ao Comitê Editorial.

Casos omissos

O Comitê Editorial deliberará sobre os casos omissos.