Informações Econômicas — Artigos
Estimativa do custo operacional de produção das principais atividades agropecuárias do Estado de São Paulo, safra agrícola 1987/88
Nilda Tereza Cardoso de Mello, Sérgio Augusto Galvão Cézar, Silvia Toledo Arruda, Hiroshige Okawa, Marli Dias Mascarenhas Oliveira, Ana Maria Pereira Amaral
Publicado em · em n. 7 · jul. 1987
Resumo elaborado a partir do textonão é dos autores
Estudo que apresenta as estimativas de custo operacional de produção das principais atividades agropecuárias do Estado de São Paulo para a safra 1987/88, elaboradas em junho pela Divisão de Economia da Produção do IEA para as culturas da safra das águas, culturas perenes e atividades de fluxo contínuo (aves, ovos e leite). Ressalta a utilidade das estimativas para o planejamento de curto prazo do produtor e para a definição do Valor Básico de Custeio e dos preços mínimos. Descreve a metodologia baseada em matrizes de coeficientes técnicos por hectare (horas de máquinas e mão-de-obra, sementes, adubos, defensivos e materiais), levantadas junto aos produtores, e a estrutura de custo operacional, que inclui despesas diretas, encargos financeiros e depreciação de máquinas, benfeitorias e culturas perenes.
Não consta da publicação original: elaborado a partir do texto digitalizado (p. 1-3 de 93). Aguardando revisão do IEA.
Como citar
NILDA TEREZA CARDOSO DE MELLO; SÉRGIO AUGUSTO GALVÃO CÉZAR; SILVIA TOLEDO ARRUDA; HIROSHIGE OKAWA; MARLI DIAS MASCARENHAS OLIVEIRA; ANA MARIA PEREIRA AMARAL. Estimativa do custo operacional de produção das principais atividades agropecuárias do Estado de São Paulo, safra agrícola 1987/88. Informações Econômicas, n. 7, jul. 1987. Disponível em: https://iea.agricultura.sp.gov.br/out/LerRea.php?codTexto=9794. Acesso em: 22/10/2026.

