Revista de Economia Agrícola — Artigos
Uma estratégia de estabilização de renda para os avicultores paulistas
Paulo David Cricuolo, Maria de Lourdes Barros Camargo, Flavio Condé de Carvalho
Publicado em · em v. 25, t. 1-2 · 1977
Resumo dos autores
Os autores se propuseram neste trabalho a determinar os padrões estacionais dos preços de ovo e frango recebidos pelos produtores paulistas, no período 1963-75, e a verificar a hipótese, objetivo maior deste trabalho, da existência de sincronização inversa entre os índices estacionais médios das duas séries.
A correlação entre os índices estacionais das séries de preços de ovo e de frango foi de – 0,83. A relação funcional média para o período estudado foi: y = – 1,79 x, sendo os desvios de índices estacionais de preços de ovo sobre o normal a variável dependente. O erro-padrão da estimativa foi determinado em torno de ± 4,31.
Estudos adicionais são propostos para melhor análise da hipótese. Com base nesses resultados, poderia ser sugerida a conveniência da abertura de linha de crédito a ser aplicada ao sistema criatório proposto. Precisaria ser feita, no entanto, uma ressalva quanto às condições sanitárias que devem ser rigorosamente observadas, se adotado o sistema.
Transcrito da versão digitalizada (p. 57).
Como citar
PAULO DAVID CRICUOLO; MARIA DE LOURDES BARROS CAMARGO; FLAVIO CONDÉ DE CARVALHO. Uma estratégia de estabilização de renda para os avicultores paulistas . Revista de Economia Agrícola, v. 25, t. 1-2, 1977. Disponível em: https://iea.agricultura.sp.gov.br/out/LerRea.php?codTexto=9562. Acesso em: 23/10/2026.

