Informações Econômicas — Artigos
Estimativa de custo operacional, coeficientes técnicos das principais explorações agropecuárias, Estado de São Paulo, 1979/80
Alfredo de Almeida Bessa Junior, Denyse Chabaribery, José Edson Rosolen, Minoru Matsunaga, Nilda Tereza Cardoso de Mello, Paul Frans Bemelmans, Silvia Toledo Arruda
Publicado em · em n. 7 · jul. 1979
Resumo elaborado a partir do textonão é dos autores
Levantamento de estimativas de custo operacional e coeficientes técnicos das principais explorações agropecuárias do Estado de São Paulo para o ano agrícola 1979/80. Explica a estrutura de custo operacional adotada pelo IEA, com despesas desembolsadas no ciclo da exploração, depreciações e juro bancário, e o uso das estimativas como instrumento de administração rural e de política agrícola. Relata as atualizações do ano, como coeficientes regionalizados de amendoim das águas para Guaíra e Pompeia, novos custos de leite tipo B e C em Guaratinguetá e Cunha, chá-da-índia em Registro e substituição de coeficientes de diversas culturas e criações. Detalha o cálculo das diárias de mão de obra comum e de tratorista, os reajustes aplicados aos demais insumos e as fontes de preços de máquinas, insumos e fertilizantes.
Não consta da publicação original: elaborado a partir do texto digitalizado (p. 1-3 de 99). Aguardando revisão do IEA.
Como citar
ALFREDO DE ALMEIDA BESSA JUNIOR; DENYSE CHABARIBERY; JOSÉ EDSON ROSOLEN; MINORU MATSUNAGA; NILDA TEREZA CARDOSO DE MELLO; PAUL FRANS BEMELMANS; SILVIA TOLEDO ARRUDA. Estimativa de custo operacional, coeficientes técnicos das principais explorações agropecuárias, Estado de São Paulo, 1979/80. Informações Econômicas, n. 7, jul. 1979. Disponível em: https://iea.agricultura.sp.gov.br/out/LerRea.php?codTexto=9542. Acesso em: 22/10/2026.

