Pular para o conteúdo

Informações Econômicas — Artigos

Cadeia Produtiva Do Tomate Na Região De Barbacena Sob A Ótica Da Economia Dos Custos De Transação

Cláudia Maria Miranda de Araújo Pereira, Ivan Leporate Barroso, Mário Raimundo Melo, Lussandra Priscila Pereira, Thiago Fonseca Dias

Publicado em · em v. 37, n. 12 · dez. 2007

RESUMO: A cadeia produtiva do tomate vem experimentando mudanças e desafios. O mercado consumidor do tomate para mesa tem se mostrado cada vez mais exigente e os produtores têm procurado atender a essas exigências. A cultura do tomate é de relevante importância econômica na região de Barbacena, Estado de Minas Gerais, pelo seu valor comercial, pela sua capacidade de gerar empregos e por exigir uma reduzida escala de produção para ser rentável. Este trabalho tem como objetivo abordar aspectos envolvidos nas transações que ocorrem entre os produtores de tomate para mesa e os agentes a montante e a jusante na região de Barbacena. O referencial teórico utilizado é a Nova Economia das Instituições, por fornecer um aparato conceitual adequado para o estudo de cadeias produtivas.
A metodologia é qualitativa, e o estudo é de multicasos. Pode-se concluir que as transações dos produtores de tomate com os agentes a montante e também com os agentes a jusante acontecem via mercado e os contratos são clássicos. Entretanto, nas relações com os agentes a jusante, como existe um nível intermediário de especificidade dos ativos e a freqüência das transações é recorrente, a estrutura que reduziria os custos de transação é a governança bilateral e o contrato ideal é o relacional. Podese inferir também que uma associação poderia contribuir com os produtores de tomate no sentido de organizar de forma mais eficiente tanto a produção quanto as transações com os demais agentes envolvidos na cadeia produtiva.

Palavras-chave: tomate in natura, economia dos custos de transação, especificidade, governança, cadeia produtiva.

Baixar PDF

Como citar

CLÁUDIA MARIA MIRANDA DE ARAÚJO PEREIRA; IVAN LEPORATE BARROSO; MÁRIO RAIMUNDO MELO; LUSSANDRA PRISCILA PEREIRA; THIAGO FONSECA DIAS. Cadeia Produtiva Do Tomate Na Região De Barbacena Sob A Ótica Da Economia Dos Custos De Transação . Informações Econômicas, v. 37, n. 12, dez. 2007. Disponível em: https://iea.agricultura.sp.gov.br/out/LerRea.php?codTexto=9142. Acesso em: 22/10/2026.