Revista de Economia Agrícola — Artigos
Evolução da Produção de Tomate no Brasil
Waldemar Pires de Camargo Filho, Alceu Donadelli, Maria de Lourdes Sumiko Sueyoshi, Ana Maria Montragio Pires de Camargo
Publicado em · em v. 41, t. 1 · 1994
Resumo dos autores
O objetivo deste estudo foi realizar uma análise da evolução do cultivo de tomate e da sua participação entre os principais produtos da agricultura paulista. Para o período 1970-90 foram calculadas as contribuições da área e da produtividade para expansão da produção no Brasil, grandes regiões e principais estados produtores. Na parte relativa ao abastecimento foi explicada a evolução do mercado de tomate in natura e para indústria. Foram analisadas as mudanças na variação estacional de quantidade e de preços nas décadas de 70 e 80, comparando dois métodos. Em seguida foi calculada a variação estacional bianual de preços para mostrar a diferença de padrão estacional entre anos com final par e ímpar. A expansão da produção no período foi principalmente devido à expansão da produtividade. A variação estacional de preços e quantidade mostrou alteração de padrão estacional como reflexo de ajustamento das regiões produtoras de tomate rasteiro e envarado.
Palavras-chaves: tomate, variação estacional de preços e quantidades, mercado de tomate.
Como citar
WALDEMAR PIRES DE CAMARGO FILHO; ALCEU DONADELLI; MARIA DE LOURDES SUMIKO SUEYOSHI; ANA MARIA MONTRAGIO PIRES DE CAMARGO. Evolução da Produção de Tomate no Brasil. Revista de Economia Agrícola, v. 41, t. 1, 1994. Disponível em: https://iea.agricultura.sp.gov.br/out/LerRea.php?codTexto=1438. Acesso em: 23/10/2026.

