Informações Econômicas — Artigos
Subsídios ao Processo de Decisão de uma Empresa Agrícola na Região do Triângulo e Alto Paranaíba, Estado de Minas Gerais
Samuel José de Magalhães Oliveira, Guaracy Vieira, Ricardo Pereira Reis, Arnaldo Vieira
Publicado em · em v. 25, n. 5 · maio 1995
Resumo dos autores
O presente trabalho baseia-se em um estudo de caso de uma empresa agrícola do Estado de Minas Gerais.Procurou-se determinar o efeito da modificação nas combinações de atividades da empresa sofre o risco e a margem bruta esperada. Utilizou-se o modelo MOTAD (Minimização dos Desvios Absolutos Totais) na formulação de problemas. Detectou-se a possibilidade da diminuição da expectativa de risco envolvido mediante um avanço na área cultivada com milho em detrimento da área ocupada pela soja, o que implica em mudança no sistema de rotação anual entre estas culturas, vigente na propriedade. Verificou-se, ainda, a possibilidade de aumentar a renda da fazenda somando-se à recomendação anterior o aumento da área ocupada pela cafeicultura em substituição à área ocupada pelas culturas anuais. Verificou-se uma relativa ociosidade dos tratores e das colheitadeiras utilizados na propriedade no ano agrícola de 1990/91.
Palavras-chave: administração rural, economia da produção, programação linear, modelo MOTAD.
Como citar
SAMUEL JOSÉ DE MAGALHÃES OLIVEIRA; GUARACY VIEIRA; RICARDO PEREIRA REIS; ARNALDO VIEIRA. Subsídios ao Processo de Decisão de uma Empresa Agrícola na Região do Triângulo e Alto Paranaíba, Estado de Minas Gerais. Informações Econômicas, v. 25, n. 5, maio 1995. Disponível em: https://iea.agricultura.sp.gov.br/out/LerRea.php?codTexto=1433. Acesso em: 22/10/2026.

