Informações Econômicas — Artigos
Uso do Solo nas Unidades de Produção Agropecuárias na Região de Piracicaba: canavicultura e fruticultura, 1996 a 2012
Raquel Castelluci Caruso Sachs, Mario Pires de Almeida Olivette
Publicado em · em v. 44, n. 2 · mar./abr. 2014
RESUMO: Este estudo pretende discutir, sumariamente, como a dinâmica do setor sucroalcooleiro refletiu nos diferentes estratos de área na região de Piracicaba, especificamente nas propriedades que cultivavam frutas nessa região entre os anos de 1995/96 e 2007/08, e como a área dessas atividades agropecuárias, cana-de-açúcar e frutas, manteve-se até o ano de 2012, visto que neste período ocorreu a dinamização da expansão da cana-de-açúcar. Para tal, foram utilizados os dados do Levantamento
Censitário de Unidades de Produção Agropecuárias (Projeto LUPA), realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo nos períodos 1995/96 e 2007/08, complementados com dados do Levantamento Subjetivo da Produção Agropecuária, disponíveis no banco de dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA). Os resultados encontrados mostraram que houve a expansão da cultura da cana na maioria das propriedades que cultivavam frutas, em especial nos estratos de menores áreas, entre 0,1 e 50 hectares, e que em anos mais recentes (2009-2012) este cenário provavelmente pouco se modificou.
Palavras-chave: fruticultura, cana-de-açúcar, desenvolvimento regional.
Como citar
RAQUEL CASTELLUCI CARUSO SACHS; MARIO PIRES DE ALMEIDA OLIVETTE. Uso do Solo nas Unidades de Produção Agropecuárias na Região de Piracicaba: canavicultura e fruticultura, 1996 a 2012. Informações Econômicas, v. 44, n. 2, mar./abr. 2014. Disponível em: https://iea.agricultura.sp.gov.br/out/LerRea.php?codTexto=13458. Acesso em: 22/10/2026.

