Pular para o conteúdo

Informações Econômicas

n. 8

ago. 1973 · 2 artigos

Sumário

  1. Situação da Agricultura - Agosto de 1973
    Resumo (elaborado a partir do texto)

    Resumo elaborado a partir do textonão é dos autores

    Boletim de conjuntura sobre a agricultura paulista em agosto de 1973. Apresenta o cálculo da renda bruta gerada por 26 dos principais produtos na safra 1972/73, com crescimento real em relação a 1971/72 decorrente sobretudo da alta de preços, já que o volume dos produtos vegetais caiu; destaca produtos com evolução positiva em preço e quantidade (bovinos, soja, laranja, mamona, feijão, cebola, banana e casulo) e reduções de renda em arroz, tomate, amendoim, cana, mandioca e café. Analisa a continuidade da alta dos preços recebidos, com maior peso dos produtos animais no mês, a forte elevação dos preços pagos por insumos e a queda dos índices de paridade, que permanecem acima de 100.

    Não consta da publicação original: elaborado a partir do texto digitalizado (p. 1-3 de 7). Aguardando revisão do IEA.

    PDF
  2. Mercados Agrícolas - Agosto de 1973
    Resumo (elaborado a partir do texto)

    Resumo elaborado a partir do textonão é dos autores

    Boletim de mercados agrícolas de agosto de 1973, iniciado pela nota sobre o amendoim. Registra pouca comercialização no atacado de São Paulo pela oferta pequena, com alta de 2% no descascado catado e estabilidade no industrial, e perspectiva de comportamento semelhante no mês seguinte. Informa que no interior paulista a comercialização se restringe aos poucos remanescentes da safra passada, com alta de cerca de 7% nos preços médios recebidos pelos produtores, a expectativa de área menor na próxima safra, a previsão de produção estável no Paraná e a série mensal de estoques na CEAGESP.

    Não consta da publicação original: elaborado a partir do texto digitalizado (p. 1-3 de 28). Aguardando revisão do IEA.

    PDF

Como citar

INFORMAÇÕES ECONÔMICAS. São Paulo: Instituto de Economia Agrícola, n. 8, ago. 1973. Disponível em: https://iea.agricultura.sp.gov.br/out/LerRea.php?codTexto=13363. Acesso em: 22/10/2026.