Pular para o conteúdo

Informações Econômicas

n. 12

dez. 1977 · 2 artigos

Sumário

  1. Agricultura em São Paulo - Ano 1977
    Resumo (elaborado a partir do texto)

    Resumo elaborado a partir do textonão é dos autores

    Boletim anual de conjuntura sobre a agricultura paulista em 1977. Avalia, a partir dos 26 principais produtos, o acréscimo real do valor bruto da produção na safra 1976/77 em relação a 1975/76, deflacionado pelo índice 2 da Conjuntura Econômica, e mostra que, excluído o café, cuja produção física cresceu fortemente, a taxa de crescimento fica bem menor; apresenta também o crescimento exclusivamente físico. Estima a renda bruta do setor, a repartição entre produtos vegetais e animais, a importância relativa dos produtos em valor, com o café em primeiro lugar seguido de cana-de-açúcar, aves e ovos, carne bovina, leite e algodão, e relaciona os produtos com ganhos de renda real. Introduz os indicadores de desempenho do IEA (índices de preço, quantidade, valor, área plantada e rendimento) e inclui quadro com produção, preço e valor de cada produto nas duas safras.

    Não consta da publicação original: elaborado a partir do texto digitalizado (p. 1-3 de 21). Aguardando revisão do IEA.

    PDF
  2. Mercados Agrícolas - Dezembro de 1977
    Resumo (elaborado a partir do texto)

    Resumo elaborado a partir do textonão é dos autores

    Boletim mensal de mercados agrícolas referente a dezembro de 1977, iniciado pelos produtos de origem vegetal. No algodão, informa as vendas de sementes pela Secretaria da Agricultura até meados do mês, ligeiramente inferiores às do ano anterior, indicando área pouco alterada apesar da expectativa inicial de forte redução, a produção possivelmente prejudicada pela seca no plantio e pelas chuvas pesadas recentes, o mercado firme da pluma diante do aumento de quotas de exportação de têxteis à Comunidade Econômica Europeia e da melhoria dos incentivos à exportação, e a alta do preço médio em rama. No amendoim, registra o início da colheita da safra das águas em São Paulo, prejudicada pelo excesso de chuvas em algumas regiões, os preços recebidos pelos produtores em valores correntes e reais, a queda dos preços no atacado, as exportações acumuladas de amendoim e derivados em 1977, a área prevista no Paraná, perspectivas de produção na Índia e na Argentina, as cotações internacionais e os estoques na CEAGESP.

    Não consta da publicação original: elaborado a partir do texto digitalizado (p. 1-3 de 26). Aguardando revisão do IEA.

    PDF

Como citar

INFORMAÇÕES ECONÔMICAS. São Paulo: Instituto de Economia Agrícola, n. 12, dez. 1977. Disponível em: https://iea.agricultura.sp.gov.br/out/LerRea.php?codTexto=13318. Acesso em: 22/10/2026.