Pular para o conteúdo

Informações Econômicas

n. 8

ago. 1977 · 2 artigos

Sumário

  1. Situação da Agricultura - Agosto de 1977
    Resumo (elaborado a partir do texto)

    Resumo elaborado a partir do textonão é dos autores

    Boletim de conjuntura sobre a agricultura paulista em agosto de 1977, com seções de previsão de safras e preços. Comenta o quinto levantamento de previsões e estimativas de safras, que traz os resultados finais do ano agrícola 1976/77, exceto café, cana-de-açúcar, laranja e trigo, com área cultivada estável, rendimentos em geral melhores que os do ano anterior, à exceção do arroz, prejudicado pela seca, recuperação do café e do feijão, e maiores reduções de produção para arroz e amendoim; observa que o clima pouco favorável posterior ao levantamento pode reduzir a produção de trigo e laranja. Na parte de preços, registra a queda do índice geral de preços recebidos pelos agricultores, com os produtos em alta e em baixa, a comparação com agosto de 1976, a evolução do índice de preços pagos pela agricultura e a queda do índice de paridade.

    Não consta da publicação original: elaborado a partir do texto digitalizado (p. 1-3 de 5). Aguardando revisão do IEA.

    PDF
  2. Mercados Agrícolas - Agosto de 1977
    Resumo (elaborado a partir do texto)

    Resumo elaborado a partir do textonão é dos autores

    Boletim mensal de mercados agrícolas referente a agosto de 1977, com a seção de algodão e o início da de amendoim. No algodão, apresenta a estimativa da Bolsa de Mercadorias de São Paulo para a produção de pluma da Região Meridional em 1976/77, o rendimento paulista indicado pelo quinto levantamento IEA/CATI, superior ao do ano anterior, as entradas do produto em caroço nas usinas de beneficiamento até julho, a comercialização morosa com grandes volumes ainda por negociar, o reajuste do preço mínimo da pluma da Região Setentrional pelo Governo Federal, a expectativa de redução de cerca de 20% da área em São Paulo, os negócios com algodão em caroço abaixo do preço do ano anterior, as cotações da pluma na Bolsa, as exportações acumuladas pelo Porto de Santos e a perspectiva de produção mundial bem maior. No amendoim, registra estimativas de produção da Nigéria e da África do Sul e os estoques mensais na CEAGESP.

    Não consta da publicação original: elaborado a partir do texto digitalizado (p. 1-3 de 34). Aguardando revisão do IEA.

    PDF

Como citar

INFORMAÇÕES ECONÔMICAS. São Paulo: Instituto de Economia Agrícola, n. 8, ago. 1977. Disponível em: https://iea.agricultura.sp.gov.br/out/LerRea.php?codTexto=13314. Acesso em: 22/10/2026.