Pular para o conteúdo

Informações Econômicas

n. 5

maio 1978 · 3 artigos

Sumário

  1. Custo da produção na pecuária de corteNelson Batista Martin
    Resumo (elaborado a partir do texto)

    Resumo elaborado a partir do textonão é dos autores

    Nota sobre a estimativa de custo de produção na pecuária bovina de corte, resumo de trabalho apresentado em simpósio realizado em Presidente Prudente em outubro de 1977. Discute a complexidade da análise econômica da atividade, que envolve formação de pastagens, produção de forrageiras e diferentes especializações (cria, recria, engorda), e propõe uma estrutura de custos em três grupos: manejo do gado e manutenção de pastagens, formação de pastagens e produção de alimentos suplementares. Explica as hipóteses adotadas (rebanho estável, custo operacional segundo a metodologia do IEA, isolamento da atividade comercial de compra e venda de animais), a origem dos coeficientes técnicos em pesquisa nas regiões de Presidente Prudente e Araçatuba e os preços utilizados para animais, insumos e mão de obra.

    Não consta da publicação original: elaborado a partir do texto digitalizado (p. 1-3 de 9). Aguardando revisão do IEA.

    PDF
  2. Situação da agricultura - Maio de 1978
    Resumo (elaborado a partir do texto)

    Resumo elaborado a partir do textonão é dos autores

    Boletim de conjuntura sobre a agricultura paulista em maio de 1978. Apresenta o quarto levantamento de previsões e estimativas de safras de 1977/78, que confirma quebras na produção da maior parte das culturas anuais devido à estiagem de fevereiro, além da expansão de área em algodão, feijão, amendoim, soja, cebola e mamona, redução no milho e crescimento da cana-de-açúcar na região de Ribeirão Preto; comenta a menor renda de benefício esperada no café, as quedas acentuadas de milho e arroz e a produção prevista de laranja. Na parte de preços, registra aumento do índice geral de preços recebidos, com altas em feijão, batata e banana e queda na cebola, e o crescimento do índice de preços pagos pela agricultura.

    Não consta da publicação original: elaborado a partir do texto digitalizado (p. 1-3 de 6). Aguardando revisão do IEA.

    PDF
  3. Mercados Agrícolas - Maio de 1978
    Resumo (elaborado a partir do texto)

    Resumo elaborado a partir do textonão é dos autores

    Boletim de mercados agrícolas referente a maio de 1978, que na parte inicial trata de algodão e amendoim. Para o algodão, observa a fase final da colheita, com volume classificado inferior ao do ano anterior mas quebra menor que a prevista, comercialização lenta no interior, preço estável do algodão em caroço, alta da pluma na Bolsa de Mercadorias e ausência de perspectivas de exportação após a suspensão do subsídio. Para o amendoim, registra dados de produção no Senegal e na África do Sul, cotações internacionais do grão, do farelo e do óleo e a estimativa da Comissão de Financiamento da Produção para a safra das águas brasileira, além dos estoques mensais na CEAGESP.

    Não consta da publicação original: elaborado a partir do texto digitalizado (p. 1-3 de 31). Aguardando revisão do IEA.

    PDF

Como citar

INFORMAÇÕES ECONÔMICAS. São Paulo: Instituto de Economia Agrícola, n. 5, maio 1978. Disponível em: https://iea.agricultura.sp.gov.br/out/LerRea.php?codTexto=13299. Acesso em: 22/10/2026.