Pular para o conteúdo

Informações Econômicas

n. 3

mar. 1984 · 2 artigos

Sumário

  1. 1983: Um ano de grandes mudançasMaria Auxiliadora de Carvalho, César Roberto Leite da Silva
    Resumo (elaborado a partir do texto)

    Resumo elaborado a partir do textonão é dos autores

    Artigo que discute as mudanças na política econômica brasileira em 1983 e seus efeitos sobre o setor agrícola. Situa o país entre as economias periféricas afetadas de forma ampliada pela crise dos países desenvolvidos e pela dívida elevada, e descreve o recurso ao FMI no final de 1982, com um programa de ajustamento voltado ao balanço de pagamentos, à inflação e ao déficit público. Relata a suspensão dos desembolsos do Fundo em meados do ano e o pacote econômico que se seguiu, com redução dos subsídios ao crédito rural, ao trigo e ao óleo diesel, aumento do compulsório e expurgo de índices, além da centralização do câmbio, nova política salarial e a manutenção do caráter recessivo das metas para 1984.

    Não consta da publicação original: elaborado a partir do texto digitalizado (p. 1-3 de 9). Aguardando revisão do IEA.

    PDF
  2. Situação da Agricultura - Março de 1984
    Resumo (elaborado a partir do texto)

    Resumo elaborado a partir do textonão é dos autores

    Boletim de conjuntura sobre a agricultura paulista em fevereiro de 1984. Na parte de política econômica, analisa o orçamento monetário de 1984, que limitava a 50% a expansão da base monetária e dos meios de pagamento e a 57% o crescimento do crédito do Banco do Brasil, diante de inflação acumulada em 12 meses superior a 200%, o que indicava forte aperto de liquidez, juros elevados e estagnação da produção. Compara a base monetária e os meios de pagamento, a preços de 1977, entre 1972 e 1983, mostrando contração sem precedentes a partir da adoção dos critérios do FMI em 1982 e queda do multiplicador monetário. Observa a perda de participação do Banco do Brasil no crédito ao setor privado, que tenderia a reduzir-se ainda mais em 1984.

    Não consta da publicação original: elaborado a partir do texto digitalizado (p. 1-3 de 12). Aguardando revisão do IEA.

    PDF

Como citar

INFORMAÇÕES ECONÔMICAS. São Paulo: Instituto de Economia Agrícola, n. 3, mar. 1984. Disponível em: https://iea.agricultura.sp.gov.br/out/LerRea.php?codTexto=13223. Acesso em: 22/10/2026.