Pular para o conteúdo

Informações Econômicas — Artigos

Previsões e Estimativas das Safras Agrícolas do Estado de São Paulo, Ano Agrícola 2010/11, Junho de 2011

Denise Viani Caser, Ana Maria Montragio Pires de Camargo, Carlos Roberto Ferreira Bueno, Felipe Pires de Camargo, José Alberto Angelo, Mario Pires de Almeida Olivette, Vera Lucia Ferraz dos Santos Francisco

Publicado em · em v. 41, n. 8 · ago. 2011

          Os resultados finais da estimativa de safra para culturas de expressão econômica do Estado de São Paulo, fruto de levantamento realizado no período de 1º a 21 de junho pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, indicam que, para todos os grupos de produtos, “a agricultura paulista é dinâmica, eficiente e otimiza recursos”, com redução de área mas aumento de produção, resultado de ganhos na produtividade.

          “Os índices agregados mostram a evolução da agricultura no ano agrícola 2010/11, comparativamente ao de 2009/10. Considerando todos os grupos de produtos, os resultados indicaram ganho de 4,5% na produção, em decorrência do acréscimo na produtividade da terra de 1,9% e da área plantada de 2,9%, comparativamente à safra passada”, explicam os pesquisadores.

          O próximo levantamento para previsão e estimativa de safra agrícola no Estado de São Paulo, a ser efetuado em setembro de 2011, deverá trazer informações mais precisas sobre produções e produtividades das culturas ainda em desenvolvimento nesta safra, bem como os reflexos das adversidades climáticas ocorridas sobre as lavouras a partir de junho. Também trará as primeiras informações de intenção de plantio das culturas da safra de verão para 2011/12 e os resultados finais de 2010/11 dos produtos agrícolas de inverno e das culturas perenes.

Baixar PDF

Como citar

DENISE VIANI CASER; ANA MARIA MONTRAGIO PIRES DE CAMARGO; CARLOS ROBERTO FERREIRA BUENO; FELIPE PIRES DE CAMARGO; JOSÉ ALBERTO ANGELO; MARIO PIRES DE ALMEIDA OLIVETTE; VERA LUCIA FERRAZ DOS SANTOS FRANCISCO. Previsões e Estimativas das Safras Agrícolas do Estado de São Paulo, Ano Agrícola 2010/11, Junho de 2011. Informações Econômicas, v. 41, n. 8, ago. 2011. Disponível em: https://iea.agricultura.sp.gov.br/out/LerRea.php?codTexto=12203. Acesso em: 22/10/2026.