Informações Econômicas — Artigos
Técnicas Adotadas e Ocupação de Mão de Obra em Culturas Anuais no Estado de São Paulo
Maria Carlota Meloni Vicente, Carlos Eduardo Fredo, Celma da Silva Lago Baptistella, Vera Lucia Ferraz dos Santos Francisco
Publicado em · em v. 40, n. 12 · dez. 2010
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo analisar informações sobre as técnicas utilizadas e a utilização de mão de obra em culturas anuais do Estado de São Paulo, de 1991/92 a 2003/04. Os dados sobre evolução das técnicas utilizadas e ocupação de mão de obra foram obtidos por meio de levantamento amostral, composto por 3.204 Unidades de Produção Agropecuária (UPAs). Os resultados mostraram que a aração e a gradeação estão praticamente mecanizadas, observando-se, também, o maior emprego de máquinas e implementos no plantio e crescimento gradativo do uso de herbicidas, trator e implementos nas capinas. O crescimento da mecanização também foi marcante na colheita, fato que ocasionou a queda na participação relativa dessa operação no emprego de mão de obra.
Palavras-chave: mecanização agrícola, culturas anuais, emprego agrícola.
Como citar
MARIA CARLOTA MELONI VICENTE; CARLOS EDUARDO FREDO; CELMA DA SILVA LAGO BAPTISTELLA; VERA LUCIA FERRAZ DOS SANTOS FRANCISCO. Técnicas Adotadas e Ocupação de Mão de Obra em Culturas Anuais no Estado de São Paulo. Informações Econômicas, v. 40, n. 12, dez. 2010. Disponível em: https://iea.agricultura.sp.gov.br/out/LerRea.php?codTexto=12034. Acesso em: 22/10/2026.

