Pular para o conteúdo

Informações Econômicas — Artigos

Custos de produção de café nas principais regiões produtoras do Brasil

Flávia Maria de Mello Bliska, Celso Luís Rodrigues Vegro, Paulo César Afonso Júnior, Elessandra Aparecida Bento Mourão, Cleide Helena Santos Cardoso

Publicado em · em v. 39, n. 9 · set. 2009

RESUMO: A cafeicultura brasileira é historicamente vinculada ao processo de desenvolvimento econômico, social e tecnológico do País. Estimativas oficiais mostram tendência de crescimento de produção e produtividade do café no País no longo prazo, apesar da redução relativa das receitas de exportação em relação a outros segmentos agropecuários. Para enfrentar esta conjuntura de forma profissional e competitiva é fundamental a análise da estimativa do custo de produção. Em função da disparidade de informações entre as fontes disponíveis sobre custos de produção da lavoura, este estudo calcula e compara os custos nas principais regiões produtoras brasileiras, visando fornecer subsídios aos cafeicultores, para o acompanhamento de seu negócio, e à formulação de políticas públicas para as diferentes regiões produtoras do País. O estudo compatibilizou diferentes modelos de custos de produção, utilizados na pesquisa científica, e gerou resultados passíveis de uma análise geral e de escopo homogêneo.

Baixar PDF

Como citar

FLÁVIA MARIA DE MELLO BLISKA; CELSO LUÍS RODRIGUES VEGRO; PAULO CÉSAR AFONSO JÚNIOR; ELESSANDRA APARECIDA BENTO MOURÃO; CLEIDE HELENA SANTOS CARDOSO. Custos de produção de café nas principais regiões produtoras do Brasil. Informações Econômicas, v. 39, n. 9, set. 2009. Disponível em: https://iea.agricultura.sp.gov.br/out/LerRea.php?codTexto=11735. Acesso em: 22/10/2026.