Pular para o conteúdo

Informações Econômicas — Artigos

Diagnóstico Tecnológico de Agricultores Familiares de Vargem Grande Paulista e Região:marketing, administração e produção

Roberto de Assumpçao, José Roberto da Silva, Felipe Pires de Camargo

Publicado em · em v. 39, n. 4 · abr. 2009

RESUMO: Resultado relevante desse estudo, a elevada margem bruta encontrada para a alface e petúnias, além de outros produtos, mostrou-se grande o suficiente para apontar algumas estratégias de ação para os agricultores. Salienta-se aquela que aproxima o agricultor de seu mercado consumidor com a finalidade de aumentar a apropriação de renda e acompanhar mais amiúde as variações de preço e quantidade, que cada vez se dão de forma mais rápida no mercado. As informações mostraram, com base técnica e cientifica, que a maior parte do valor adicionado no complexo rural é realizada depois da porteira, daí a necessidade de se apropriar do conhecimento das variáveis e do comportamento delas a partir dessa etapa para a consecução do Plano de Administração e Marketing. Eleita a cidade de São Paulo como mercado a ser abordado, o empreendedor pode atuar nela ou em parte dela e encontrar os seus nichos de mercado. Há possibilidade de selecionar diversos nichos de mercado em função do perfil do produtor e dos produtos oferecidos, regiões ou setores censitários com melhor potencial de demanda, considerando os hábitos de consumo, definidos principalmente em função da renda como foi feito para a alface. O desenvolvimento de um Plano de Administração de Marketing, com vistas à apropriação de uma fatia maior do valor do produto, requer a informatização da gestão financeira. A produção necessita de mudanças e um monitoramento mais acurado para satisfazer as exigências do mercado, atualmente liderado pelas grandes redes varejistas. O crescente nível de regulação governamental, em busca da rastreabilidade, reforça a necessidade de monitoramento, tanto para garantir maior segurança alimentar bem como melhor qualidade sanitária.

Palavras-chave: diagnóstico tecnológico, agricultura familiar, plano de administração e marketing, competitividade.

Baixar PDF

Como citar

ROBERTO DE ASSUMPÇAO; JOSÉ ROBERTO DA SILVA; FELIPE PIRES DE CAMARGO. Diagnóstico Tecnológico de Agricultores Familiares de Vargem Grande Paulista e Região:marketing, administração e produção. Informações Econômicas, v. 39, n. 4, abr. 2009. Disponível em: https://iea.agricultura.sp.gov.br/out/LerRea.php?codTexto=10374. Acesso em: 22/10/2026.