Palestrante

Danton Leonel de Camargo Bini

 

Formação

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP).


Área de atuação

Políticas de Desenvolvimento Regional Agropecuário.

 

Data: 15/04/2015

Horário: 14h00 as 16h00

Local: Instituto de Economia Agrícola

Praça Ramos de Azevedo, 254

4º andar – Auditório

  

Breve Resumo

Resultado da tese de Doutorado apresentada em março na USP, a presente pesquisa analisa a formação socioespacial agropecuária da região de Araçatuba. Norteada pela periodização das ocupações hegemônicas no espaço agrícola regional, ponderou-se a trama apresentada a partir da análise das anexações dos sistemas de objetos superiores que alicerçaram no tempo diferentes divisões territoriais da produção e do trabalho.

Café, algodão, pecuária bovina de corte e cana-de-açúcar configuraram ciclos de ocupações que se caracterizaram enquanto circuitos espaciais dominantes da agropecuária na região de Araçatuba. Usuárias da maioria das áreas agricultáveis do oeste paulista, a pecuária bovina de corte e a lavoura canavieira conformaram nas últimas décadas uma apropriação fundiária definida como sistema cana-boi.

Em coexistência com essas ocupações hegemônicas, outras culturas alimentares atuaram produtivamente para o abastecimento prioritário do mercado interno local, regional e nacional. Dispostas em níveis diferenciados de tecnificação, capitalização e organizacional, essas atividades agropecuárias se fazem presentes na horizontalidade do território usado em circuitos espaciais de hegemonia complementar e subalternos.