Artigos
Empresas Atacadistas de Produtos Agrícolas em São Paulo: Estudo do Relacionamento entre Serviços e Desempenho
                    
 Abstract The opening of the Brazilian market 
and economy stabilization brought big changes in the food distribution in 
Brazil. One of the sectors affected was the wholesaling of agriculture products 
in São Paulo. The objective in this study was to verify if the offering of 
services were related to a better performance of the firms in this sector. The 
services considered pertinent to this sector were surveyed and descriptive 
statistics and Spearman correlation analysis were performed, using the SAS 8.02 
software from SAS Institute. The firms surveyed were on the cadastre used to 
research the daily prices of agriculture products in the wholesaling market in 
São Paulo, by IEA- Institute of Agricultural Economics of the Agricultural and 
Supplying Secretary of São Paulo State Government. The study of the relationship 
between services and satisfaction with financial performance showed that the 
variables offering several brands of a product, sales promotion, time of 
payment, price allowance, use of advertising, sales through internet and grains 
improvement (this variable, negatively) were correlated to cash flow, return on 
shareholder’s capital and gross profit margin.  Resumo A abertura do mercado brasileiro e a 
estabilização da economia trouxeram grandes transformações na distribuição de 
alimentos no Brasil. Um dos setores que foi afetado pela mudança foi o de 
atacado de produtos agrícolas em São Paulo. Neste estudo o objetivo foi 
verificar se o oferecimento de serviços estariam relacionados a um melhor 
desempenho das empresas do setor estudado. Foram levantados os serviços 
considerados pertinentes para este setor da economia e foi utilizado a 
metodologia da estatística descritiva e correlação de Spearman, usando o 
software SAS 8.02, do SAS Institute. Foram pesquisadas as empresas constantes do 
cadastro usado no levantamento diário de preços de produtos agrícolas no mercado 
atacadista da cidade de São Paulo, executado pelo IEA - Instituto de Economia 
Agrícola da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de 
São Paulo. O estudo do relacionamento entre serviços e satisfação com desempenho 
financeiro mostrou que as variáveis oferecimento de diversas marcas de um 
produto, promoção de vendas, prazo de pagamento, descontos sobre preço, uso de 
propaganda, vendas pela internet, e beneficiamento de grãos (este, 
negativamente) estão correlacionadas com a satisfação com fluxo de caixa, 
retorno sobre o capital dos acionistas e margem bruta de lucros. 
Data de Publicação: 01/10/2003
                Autor(es): 
                Heitor Takashi Kato Consulte outros textos deste autor
Marina Brasil Rocha (mabrasil@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Carlos Roberto Ferreira Bueno Consulte outros textos deste autor
Vagner Azarias Martins (vagnermartins@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Odilon Mário Barletta Nunes Consulte outros textos deste autor              

                    
                        