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                  Análise da Competitividade do Segmento de Cerveja do Brasil, 1997-2012                
               
              
                
                  
                    RESUMO: Objetiva-se neste trabalho analisar a competitividade das empresas do segmento de cerveja do Brasil entre 1997 e 2012 por meio dos modelos das Cinco Forças de Porter e Rede de Valor, de Brandenburger e Nalebuff. Primeiramente, trabalha-se com as medidas de concentração para análise da competitividade do segmento. Depois, realiza-se uma investigação das forças competitivas. Os índices de Herfindahl e de Theil indicam que essa indústria é altamente concentrada. Ela caracteriza-se por um oligopólio altamente concentrado e a tática de competição principal é feita por meio de marketing e diferenciação de produtos. As condutas desleais e anticompetitivas sustentam a hipótese de que a empresa líder do segmento exercite a sua posição dominante.
Palavras-chave: cinco forças, índices de concentração, rede de valor e indústria da cerveja.
                   
                                    
                 
               
              
               Data de Publicação:
                23/09/2014              
              
                Autor(es): 
                Élisson Telles Moreira Consulte outros textos deste autor