Artigos
Preços agrícolas tem alta de 3,94% em novembro
                                 O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) subiu 3,94% em novembro, 3,79 pontos percentuais a mais que o de outubro. Esta é a maior elevação dos preços agrícolas desde a primeira quadrissemana de agosto. A tendência de alta deve manter-se forte em função de aumento nas cotações do café, cana-de-açúcar, laranja e principalmente dos produtos de origem animal. A tabela abaixo mostra a evolução dos preços agrícolas desde a primeira quadrissemana de outubro.              No gráfico seguinte, é possível visualizar o comportamento do IPR desde novembro de 2003. 
      
       Quadrissemana                    1ª       Quadrissemana / outubro                   2ª       Quadrissemana / outubro                   3ª       Quadrissemana / outubro                   4ª       Quadrissemana / mês de outubro                   1ª       Quadrissemana / novembro                   2ª       Quadrissemana / novembro                   3ª       Quadrissemana / novembro                 4ª       Quadrissemana / mês de novembro            

            As variações dos preços agrícolas, por produto no mês de novembro, no acumulado de 2004 e em 12 meses, foram as seguintes: 
  
| Produto |        Novembro de 2004 (%)   |            Acumulado em 2004(%)   |            Acumulado em 12 meses (%)  | 
| Algodão |        -0,58  |            -22,73  |            -29,17  | 
| Amendoim |        -1,43  |            -27,63  |            -25,68  | 
| Arroz |        -7,00  |            -29,81  |            -20,85  | 
| Banana |        6,27  |            9,88  |            14,84  | 
| Batata |        0,00  |            86,21  |            68,75  | 
| Café |        16,10  |            44,68  |            47,83  | 
| Cana-de-açúcar |        6,06  |            16,67  |            16,67  | 
| Cebola |        -20,00  |            25,00  |            60,00  | 
| Feijão |        -3,75  |            18,46  |            37,50  | 
| Laranja |        3,76  |            -17,36  |            -13,98  | 
| Milho |        -5,33  |            -13,94  |            -21,11  | 
| Soja |        -8,07  |            -30,35  |            -32,42  | 
| Tomate |        -11,76  |            -26,83  |            0,00  | 
| Trigo |        -3,43  |            -21,94  |            -21,94  | 
| Aves |        16,13  |            26,76  |            16,13  | 
| Boi gordo |        3,14  |            3,83  |            3,65  | 
| Leite |        0,00  |            12,24  |            17,02  | 
| Ovos |        12,60  |            -13,99  |            -6,35  | 
| Suínos |        8,50  |            44,58  |            45,28  | 
            O comportamento dos preços agrícolas, por grupo de produtos no mês de novembro, foi o seguinte: 
  
| Grupo |        Variação %   | 
| Grãos + café |        -2,74  | 
| Frutas |        4,01  | 
| Olerícolas |        -7,75  | 
| Produtos Vegetais |        2,50  | 
| Produtos Animais |        6,53  | 
| Total – IPR |        3,94  | 
Dos 19 produtos pesquisados, oito apresentaram aumento no preço (banana, café, cana-de-açúcar, laranja, aves, boi, ovos e suínos). Entre os vegetais, a alta nos preços de quatro produtos, mesmo com a queda em outros nove, gerou elevação de 2,50% no índice do grupo. Já no segmento animal, o crescimento nas cotações de aves, boi, ovos e suínos gerou a variação positiva de 6,53% nos preços do grupo. O resultado final foi o aumento de 3,94% no índice geral de preços agrícolas em novembro.
Os preços agrícolas no ano de 2004
Em 2004, a variação acumulada do IPR foi de 7,15%, em comparação com 11,59% do IGP-M e 6,33% do IPC-Fipe (estimativa). Isto indica recuperação do poder de troca dos agricultores, ainda que com perdas de 4,44 pontos percentuais em relação ao IGP-M e ganho de 0,82 ponto percentual frente ao IPC-Fipe.

No ano, dez produtos apresentaram crescimento no preço, com destaque para batata, café, cebola, aves e suínos que tiveram aumento acumulado superior a 20%. Já banana, cana-de-açúcar, feijão, boi e leite registraram aumentos inferiores a 20%, enquanto nove produtos tiveram reduções no preço, dos quais seis com mais de 20% (algodão, amendoim, arroz, soja, tomate e trigo) (ver tabela).
Os preços agrícolas nos últimos 12 meses
A variação mensal anualizada, em novembro, indica recuo contínuo do IPR até março de 2004, quando iniciou lenta recuperação. Com o desempenho em novembro, esse índice acumulado apresentou variação positiva de 8,82%, em comparação com 12,28% do IGP-M e 6,35% (estimado) do IPC-Fipe. Assim, os preços agrícolas, nos últimos 12 meses, apresentam perda de 3,46 pontos percentuais em relação ao IGP-M e ganho de 2,47 pontos percentuais frente ao IPC-Fipe.
Variação mensal anualizada em 2003 e 2004 para o IPR, IGP-M e IPC-FIPE

Nos últimos 12 meses, dez produtos apresentaram crescimento positivo no preço, dos quais cinco com altas superiores a 20% e cinco com taxa inferior a 20% (ver tabela).
Produtos que se destacaram
No acumulado de 12 meses, a batata foi o destaque de alta, com + 68,75%, em função da menor oferta no ano, além de problemas climáticos que comprometeram a qualidade do produto. O comportamento dos preços recebidos pelos produtores de batata pode ser observado no gráfico seguinte:

Por outro lado, a soja foi o destaque de baixa nos últimos 12 meses, em função da elevação da oferta mundial em mais de 20%, para um mercado consumidor que cresce cerca de 5%, e da supersafra americana de 86 milhões de toneladas. O comportamento dos preços recebidos pelos produtores pode ser observado no gráfico seguinte:

No ano de 2004, além do destaque de alta acumulada para a batata, os suínos tiveram aumento de 44,58%, recuperando-se da forte crise do ano anterior, em função de elevado descarte de matrizes no início do ano. O comportamento dos preços recebidos pelos produtores pode ser observado no gráfico seguinte:

Ainda no ano de 2004, a maior queda de preço foi verificada no arroz, em função da safra abundante, associada a fortes importações dos países do Mercosul, estimuladas pela valorização do real. O comportamento dos preços recebidos pelos produtores pode ser observado no gráfico seguinte:

No mês de novembro o destaque de alta foi o café, em função do atraso da safra colombiana, além da menor disponibilidade de café de qualidade no Brasil, destinado às exportações. O comportamento dos preços recebidos pelos produtores pode ser observado no gráfico seguinte:

Data de Publicação: 01/12/2004
Autor(es): Nelson Batista Martin (nbmartin@uol.com.br) Consulte outros textos deste autor

                    
                        