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Oportunidades e Desafios à Comercialização de Produtos da Sociobiodiversidade do Estado de São Paulo
Este texto traz considerações da “Roda
de Conversa Desafios e Oportunidades da Sociobiodiversidade no Estado de São
Paulo - aspectos da comercialização”1, realizada em novembro de
2022, por órgãos estaduais de pesquisa e assistência técnica e extensão rural
do estado de São Paulo: o Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Pesquisas
Ambientais (IPA) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI). Celebrando as comemorações dos 80 anos
do IEA, participaram do segundo dia do evento: Ênio Carlos Moura de Souza, analista
da agricultura familiar e sociobiodiversidade da Companhia Nacional de
Abastecimento (Conab); Felipe Almeida, secretário de Agricultura da Prefeitura
de Mogi das Cruzes; Gabriel Menezes, presidente e empreendedor social do
Instituto AUÁ; Ana Rosa dos Santos Barbosa, agricultora presidente da
Associação dos Bananicultores e Produtores Rurais da Comunidade Tradicional do
Sertão do Ubatumirim (ABU); e Amen Khalil El Ourra, Produtor Orgânico da
Cooperativa dos Produtores Rurais de Juquitiba e Região (COOPJUQUI). A roda
teve a mediação de Felipe Pires de Camargo e a relatoria de Soraia de Fátima
Ramos, pesquisadores do IEA. Entre 2001 e 2021, o Brasil sofreu
expressivas reduções de áreas florestais. Se considerados os dez principais
países para perda de floresta primária tropical úmida, o país ocupa a primeira
posição. A situação reflete a permanência de modelos insustentáveis de produção
agrícola e do aumento de incêndios florestais desde 20162. Assim, o objetivo da roda de conversa e
deste artigo é dar visibilidade para as ações do poder público e de
organizações sociais, dirigidas à proteção das florestas nativas por meio do
uso econômico da sociobiodiversidade. A ênfase será dada aos desafios,
potenciais e oportunidades à dimensão da comercialização, setor fundamental
para ampliar o acesso a uma alimentação saudável, diversificada, apoiada em
sistemas técnicos de produção em harmonia com a preservação ambiental e os
hábitos e tradições culturais. No Brasil do início do século XXI, a sociobiodiversidade
– a inter-relação entre a diversidade biológica e a diversidade de sistemas
socioculturais3 - revelou-se como estratégia de uso sustentável da
biodiversidade para o combate à fome, promoção da justiça social, geração de
renda e fortalecimento da agricultura familiar, povos e comunidades
tradicionais. Em 2009, o governo brasileiro e a sociedade civil lançaram o
Plano Nacional de Promoção das Cadeias dos Produtos da Sociobiodiversidade4. O plano incluía eixos de fomento e
estímulo à comercialização dos produtos da sociobiodiversidade. Previa também:
a criação de feiras locais e centrais de comercialização (comércio eletrônico);
estímulo às redes da sociobiodiversidade, articulando as organizações rurais e
urbanas; investimentos em infraestrutura e logística para o armazenamento,
transporte e comercialização; e linhas de crédito à comercialização. Atualmente, ainda são inúmeros os
desafios para a comercialização de produtos da sociobiodiversidade advindos do
extrativismo e da agricultura familiar no Brasil. Questões estruturantes como
informalidade, gestão, infraestrutura, escala de produção, pulverização da
produção, tecnologia, escoamento, armazenamento, organização social dos
produtores e informação assimétrica são entraves ao crescimento da atividade. As oportunidades ao comércio de
produtos da sociobiodiversidade requer o correto manejo da produção, a garantia
da conservação ambiental, e o respeito e estímulo ao desenvolvimento de cadeias
de produção alicerçadas nas comunidades tradicionais. Portanto, se faz
necessário conhecer, aperfeiçoar e divulgar os mecanismos e as políticas de
produção, comercialização e consumo de alimentos oriundos dos biomas
brasileiros. A Conab, o órgão executor de programas
e ações do governo federal, adota estratégias de inclusão social com ênfase na
geração de emprego e renda contribuindo para o bem- -estar de comunidades, em especial, as
populações em situação de insegurança alimentar e nutricional. Exemplo de iniciativas
de incentivo à comercialização dos produtos da sociobiodiversidade são o
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a Política de Garantia de Preços
Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPMBio). A PGPMBio5 é um programa de
subvenção que pressupõe um mercado existente e uma negociação privada. Se o
preço de venda estiver abaixo do mínimo estabelecido pelo governo federal, o
produtor tem o direito de solicitar a diferença do valor (preço mínimo menos o
preço de venda) à Conab. O produtor garantirá a renda ao receber o valor mínimo
– com base no custo variável de produção. A iniciativa busca eliminar os
entraves relativos aos preços. Outros desafios seguem carentes de instrumentos
assertivos e investimentos como são os serviços ecossistêmicos, a logística e o
armazenamento. Em São Paulo, os produtos contemplados
pelo PGPMBio são o pinhão e a juçara, com potencial de expansão para outras
cadeias. A Conab divulga o potencial da sociobiodiversi- dade com informações
conjunturais de mercado e o relatório de operações executadas pela PGPMBio,
publicando o Boletim da Sociobiodiversidade (Figura 1). As frutas nativas da Mata Atlântica
são, praticamente, desconhecidas da população. Um dos principais desafios é
vender um produto para um mercado que ainda não está estruturado. Há potencial
de comercialização para as espécies como cambuci, uvaia, juçara, jerivá,
cabeludinha, caraguatá, cereja do rio grande, araçá, grumixama etc., que são
saborosas, saudáveis e sustentáveis no cultivo agroecológico. No estado de São Paulo, a construção do
ecomercado das espécies nativas da Mata Atlântica demanda políticas públicas,
maiores investimentos e conhecimento científico sobre o manejo agroecológico e
as características físico-químicas das espécies e seus produtos. Para
viabilizar a comercialização são necessários, também, equipamentos e
infraestrutura, desde a colheita, beneficiamento, até a logística. Ademais, é
essencial implementar ações para a “descolonização cultural”, de modo que a
população tenha conhecimento sobre as espécies da sociobiodiversidade e desejo
de consumi-las. Desde 2009, o Instituto Auá coordena a
Rota do Cambuci, um movimento visando conservar a Mata Atlântica pela
agroecologia, envolvendo agricultores, gestores públicos, empresários da
gastronomia e turismo, pesquisadores científicos, sociedade civil organizada e
produtores artesanais (geleias, biscoitos e licores). A fruta cambuci é a ponta
de lança para a valorização econômica das frutas nativas em São Paulo. A Rota
nasceu como um roteiro de festivais gastronômicos e se tornou uma proposta de
desenvolvimento territorial, a partir da identidade da Serra do Mar com a Mata
Atlântica (Figura 2). A partir da Rota do Cambuci, o
Instituto Auá trabalha iniciativas à produção e ao consumo de nativas com
publicações de receitas e orientações ao cultivo agroecológico (Figura 3). O
projeto “Pomares Mata Atlântica” realiza Planos de Manejo Agroecológico,
engajamento, capacitação e assistência técnica de agricultores, e plantios com
metodologia de Sistemas Agroflorestais. Possui um banco de áreas de 200
hectares, com 150 produtores, e mais de 70 mil mudas nativas com fins
econômicos plantadas. O Instituto Auá atua em empreendimentos
para construção de relações de mercado mais justas e sustentáveis. O “Empório
Mata Atlântica” é a marca comercial de produtos sustentáveis (frutos, polpas e
sorvetes) de mais de 15 espécies nativas e de pontos de venda (PDV). Já o
“Armazém Biomas” é um galpão com câmaras frias para apoio logístico e comercial
aos empreendimentos: foodservice,
varejo, indústrias, hotelaria, e-commerce,
brinde corporativo, merenda escolar e exportação. Já a “Rede de Ecomercado da
Mata Atlântica”, com o apoio da Fundação Banco do Brasil, investiu em nove
grupos do estado de São Pulo com equipamentos, capacitações e assistência
técnica agroecológica, assessorias jurídica, de comunicação estratégica e de
regularização das agroindústrias. No município de Ubatuba, a liderança
comunitária e agricultora nativa do sertão do Ubatumirim, a presidente da
Associação dos Bananicultores e Produtores Rurais da Comunidade Tradicional do
Sertão do Ubatumirim (ABU), Ana Rosa dos Santos Barbosa, salienta as compras
públicas para a venda de produtos nativos às escolas locais. O Programa
Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um importante instrumento de
comercialização incentivando a agricultura familiar na produção e venda de
banana, cambuci, mandioca, inhame e farinha de mandioca. O grupo participa da
festa anual da juçara, da tradicional festa da mandioca, e de vendas no
comércio local, feiras e redes. Duas questões de infraestrutura
primordiais para fortalecer a comercialização dos produtos da
sociobiodiversidade da comunidade de Ubatumirim são a qualidade da água e o
acesso à energia elétrica. A líder da ABU ressalta que o abastecimento adequado
de água é valioso para deslanchar a produção dos produtos artesanais. A
prefeitura prometeu apoiar os agricultores e efetuar a adequação do fornecimento
da água com recursos de uma “taxa dos turistas”. Os problemas relativos à energia
elétrica são a falta ou oscilação do fornecimento e o alto custo. O primeiro
causa a perda ou redução de qualidade dos produtos armazenados, e a ABU
pretende resolver o problema com a compra de gerador. Os altos custos com o
pagamento da conta de luz devem ser enfrentados com a instalação de placas
solares. Durante a safra de juçara, os trabalhos são intensos no preparo e
armazenamento da polpa e do sorvete (Figuras 5 e 6) com o uso de duas câmaras
frias, batedeiras, triturador e selador. Durante esse período, o pagamento
corresponde a R$6 mil de conta de luz por mês. Na entressafra, o valor da conta
de luz cai para R$2 mil. Outros dois aspectos destacados são os
desafios do associativismo e a evasão dos jovens do campo. Se na época de sua
criação chegou a somar 60 famílias, a ABU atualmente reúne 12 famílias. Alguns
antigos associados estão querendo voltar em razão da boa fase. Contudo, os
jovens estão “abandonando” a área rural à procura de outras atividades. A
esperança é que a partir da consciência ambiental e da percepção da importância
da agricultura como produtora de alimentos possa haver o entendimento da
importância do trabalho dos agricultores familiares como produtores de
alimentos saudáveis, atraindo os jovens ao trabalho com suas famílias na ABU. De Mogi das Cruzes, o secretário
municipal Felipe Almeida enfatizou o trabalho da gestão atual e a importância
das políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável. O
agrário-rural-agrícola deve ser considerado no contexto de outros setores e
geografias como industriais e urbanos; e as políticas públicas devem ser
construídas intersetorialmente e com o máximo de participação democrática
possível. O PNAE e o PAA são canais
comercialização significativos aos produtores rurais e de promoção ao acesso à
alimentação saudável. A prefeitura de Mogi das Cruzes fortalece as compras
institucionais ao identificar problemas e dialogar com os múltiplos atores:
Secretaria de Assistência Social, Departamento de Alimentação Escolar da
Secretaria Municipal de Educação, as cooperativas de agricultores familiares,
grupos informais, sindicatos, universidades, conselhos e órgãos como Sebrae e
CATI. Um dos desafios era melhorar a
elaboração dos editais, a logística de fornecimento e a entrega dos alimentos
nas escolas, além de definir a composição dos preços finais a serem pagos aos
agricultores. Solucionados os desafios, Mogi das Cruzes conseguiu ultrapassar
os 30% exigidos pela lei PNAE e atingir o índice de 46% de aquisições de
alimentos da agricultura familiar que inclui frutas como a goiaba, caqui e
tangerina poncã, alimentando, aproximadamente, 48 mil alunos. São sete
cooperativas envolvidas no PNAE local, sendo três do município, duas da região
do Alto Tietê e outras duas de outros estados do país. No PNAE de Mogi das Cruzes participa um
grupo informal produtor de cogumelo shimeji. Esta é uma novidade no cardápio da
alimentação escolar. A cidade é a maior produtora nacional dessa cadeia
produtiva. Esse privilégio de incluir novos produtos no cardápio da alimentação
escolar abre possibilidades para que os frutos da Mata Atlântica, como o cambuci
e a polpa da juçara, sejam integrados. Contudo, é necessário superar alguns
desafios, como a realização dos testes de aceitabilidade, ter infraestruturas
para a armazenagem dos perecíveis e qualificar os servidores para manipulação
dos alimentos. Mogi das Cruzes desenvolveu uma robusta
política pública nos anos pandêmicos. Por meio de recursos financeiros do PAA
Cesta Verde, envolvendo governos estadual e federal, conseguiram fomentar a
agricultura familiar e garantir a segurança alimentar de mais de 1.400 famílias
vulneráveis. A ação com o projeto Quitanda Social foi reconhecida pela ALESP, e
recebeu o prêmio Josué de Castro no ano de 20216. A expertise não foi suficiente, porém,
para resolver a escassez de recursos federais e estaduais para o PAA em anos
recentes. A administração de Mogi das Cruzes criou, então, um PAA municipal
para as famílias em estado de vulnerabilidade. O Programa Mogiano de Aquisição
de Alimentos terá como fonte de recursos o preço público pago pelos
permissionários dos equipamentos da Secretaria de Agricultura municipal. No Sítio Nó de Pinho da COOPJUQUI, o
produtor Amen destaca a transição da propriedade de lazer e que estava degradada
com a produção de eucalipto para o sucesso com o plantio e comercialização de
frutas orgânicas. Um dos desafios aos produtores de amora preta, acerola,
mirtilo e grumixama (Figura 6) são os altos custos da certificação e as
exigências da caderneta de campo para manter o selo de orgânico. O turismo
rural é uma oportunidade para sensibilização sobre as qualidades das nativas
como o cambuci e a juçara. Os incentivos à criação de mercados
sustentáveis e de instrumentos de comercialização aos produtos e serviços da
sociobiodiversidade alicerçam as cadeias produtivas. A valorização das práticas
e saberes da agricultura familiar, dos povos e comunidades tradicionais é
condição para que seja assegurada a autonomia, os interesses, direitos e
qualidade de vida dessas populações e a consolidação dos novos mercados. Os circuitos curtos de comercialização,
abrangendo diversas modalidades de vendas diretas, como as compras
institucionais da agricultura familiar, afirmam-se como oportunidades para
garantir a comercialização de uma produção agrícola responsável da perspectiva
social, econômica e ambiental. O governo estadual e as prefeituras municipais podem
criar e regulamentar mecanismos de incentivo ao abastecimento, como as feiras
de produtores, além de modernizar equipamentos públicos, como os mercados
municipais. Os bens e serviços derivados da riqueza
da biodiversidade necessitam de um conjunto de políticas públicas, de modo a
formar um plano para o uso social e econômico da sociobiodiversidade. As ações
devem prever infraestrutura adequada para o beneficiamento (estradas,
telefonia, rede elétrica), incentivo às agroindústrias, e ações com os
consumidores, para que conheçam, valorizem e consumam as espécies nativas por
serem a melhor opção de desenvolvimento econômico e segurança alimentar. A Mata Atlântica requer cuidados mais
eficientes para a conservação da sua sociobiodiversidade, através do
impulsionamento e da viabilização de políticas públicas capazes de fortalecer o
pequeno produtor rural. Deve contribuir para a fixação do agricultor familiar
nestas áreas, uma vez que eles são o verdadeiro guardiões dos biomas. E,
concomitantemente, garantir ações que corroboram a segurança alimentar e
nutricional (SAN) e ao Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA). 1SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO DO
ESTADO DE SÃO PAULO. Roda de Conversa: Desafios e Potenciais da
Sociobiodiversidade no Estado de São Paulo. 22 e 23 de novembro
de 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=olAQ86QXjwo. Acesso em: 12 fev. 2023. 2WORLD RESOURCES
INSTITUTE. Top 10 Lists. Washington. Disponível em: https://research.wri.org/gfr/top-ten-lists. Acesso em: 12 fev. 2023. 3BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA,
Ministério do Meio Ambiente – MMA, Ministério do Desenvolvimento Social e
Combate à Fome – MDS. Plano nacional de
promoção das cadeias de produtos da sociobiodiversidade.
Brasília, julho de 2009. Disponível em: https://bibliotecadigital.economia.gov.br/bitstream/123456789/1024/1/Plano%20Sociobiodiversidade.pdf.
Acesso em: 12 fev. 2023. 4Op. cit. nota 3. 5COMPANHIA
NACIONAL DE ABASTECIMENTO - CONAB. Política
de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade
(PGPM-Bio). Brasília 26 de Outubro de 2017. Disponível em https://www.conab.gov.br/precos-minimos/pgpm-bio. Acesso em: 12 fev. 2023. 6PREFEITURA DE MOGI DAS CRUZES. Programa
Quitanda Social conquista o 2º lugar no Prêmio Josué de Castro 2021. Mogi das Cruzes, 18 de outubro de
2021. Disponível em: https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/programa-quitanda-social-conquista-o-2-lugar-no-premio-josue-de-castro-2021.
Acesso em: 12 fev. 2023. Palavras-chave: agricultura familiar,
agroecologia, segurança alimentar, biodiversidade. COMO
CITAR ESTE ARTIGO RAMOS, S. de F. et al. Oportunidades e Desafios à Comercialização de Produtos da Sociobiodiversidade do Estado de São Paulo. Análises e Indicadores do Agronegócio, São Paulo, v. 18, n. 2, fev.
2023, p. 1-10. Disponível em: colocar o link do artigo. Acesso em: dd mmm. aaaa.
Data de Publicação: 17/02/2023
Autor(es):
Soraia de Fátima Ramos (sframos@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
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