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Flutuações sazonais de preço, quantidade e markup de produtos olerícolas em São Paulo, 1971-87
                    
 O 
presente estudo tem por objetivo analisar as flutuações sazonais do "markup" de 
varejo em três equipamentos (feira-livre, supermercado e quitanda) em relação ao 
volume de oferta no atacado da Cidade de São Paulo e aos preços no atacado e 
varejo em três subperíodos (1971-76, 1977-82 e 1983-87). Utilizou-se de 
quantidades e preços de alface, repolho, cenoura, pimentão e tomate no atacado, 
da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) e preço, os 
no varejo, do Instituto de Economia Agrícola (IEA). Os padrões de variação 
estacional revelam que a quantidade ofertada e o "markup" variam no mesmo 
sentido, ou seja, no período de safra, o ''markup" e maior que na entressafra. 
Dada a maior amplitude de variação dos preços de atacado em relação a dos de 
varejo, o "markup'' oscila em sentido inverso ao dos preços. No período 1983-87, 
as amplitudes de variação estacional de ''markup'' e de preço, os foram mais 
acentuadas do que nos períodos anteriores.
Data de Publicação: 01/01/1989
                Autor(es): 
                Lidia Hathue Ueno Consulte outros textos deste autor
Alfredo Tsunechiro (tsunechiro@uol.com.br) Consulte outros textos deste autor              
                            
                        
                        
                        
                        
                        
                        


