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Certificação e Confiança Face a Face em Feiras de Produtos Orgânicos
                    
 RESUMO: As ansiedades contemporâneas com relação à alimentação 
industrializada têm levado à adesão, por parte de 
alguns consumidores, a diversas ideologias alimentares, como o consumo de alimentos orgânicos. As formas de identificar os 
produtos orgânicos vêm passando por uma 
transição, de uma simples rede de confiança entre produtores e consumidores 
locais, baseada nas interações face a face, para 
um sistema de certificação baseado em conhecimento perito. As formas de comercialização também vêm se alterando, da 
“feira direto com o produtor”, certificadas ou 
não, para as redes de supermercados, as lojas especializadas e as compras 
pela internet. Este paper analisa a construção da 
confiança pelos consumidores adeptos, considerando dados empíricos de duas pesquisas qualitativas em feiras orgânicas 
certificadas. Os resultados mostram que a ida à 
feira e as relações de sociabilidade são parte constitutiva da ideologia 
alimentar adotada e da confiança nos produtos 
adquiridos, indo além de selos, rótulos e 
sistemas de certificação.
Data de Publicação: 30/06/2011
                Autor(es): 
                Fátima Portilho Consulte outros textos deste autor
Marcelo Castañeda Consulte outros textos deste autor              
                            
                        
                        
                        
                        
                        
                        


