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                  CADEIAS DE VALOR GLOBAL: condições para a inserção de uma cooperativa exportadora de suco de maracujá concentrado no mercado global                
               
              
                
                  
                    
RESUMO: 
O objetivo deste artigo 
é investigar o comportamento de uma organização brasileira nas suas relações com 
fornecedores e compradores em sua inserção no comércio internacional. A hipótese 
do estudo é que o mercado externo pode induzir um processo de aprendizado nas 
organizações de países em desenvolvimento ao atuarem no comércio internacional. 
A abordagem teórica utilizada foi a de Cadeia de Valor Global, cuja principal 
preocupação é investigar a inserção de agentes locais, de países em 
desenvolvimento, no mercado global. Para o estudo empírico foi escolhida a 
abordagem qualitativa, com a utilização do método estudo de caso para investigar 
uma cooperativa exportadora de suco de maracujá localizada na Região Norte do 
Brasil. Concluiu-se que a cooperativa analisada vem sofrendo um processo de 
aprendizado em virtude de sua atuação no mercado externo. No entanto, para que 
haja aprendizado, é fundamental o suporte de instituições em nível local e 
internacional, bem como determinadas ações, tal como diversificação das 
atividades para sedimentar o aprendizado que vem sendo adquirido neste 
processo.

                  
                                    
                 
               
              
               Data de Publicação:
                06/12/2005              
              
                Autor(es): 
                Roberta de Castro Souza Consulte outros textos deste autor
João Amato Neto (amato@usp.br) Consulte outros textos deste autor