Publicações
Código de Ética das Revistas do Instituto de Economia Agrícola
As publicações do Instituto de Economia Agrícola são comprometidas com as normas éticas e de boa conduta técnica e acadêmica, com especial zelo pela integridade das mesmas. São adotados os princípios de transparência e melhores práticas para publicações acadêmicas, sendo que as decisões editoriais são baseadas no mérito acadêmico, não aceitando nenhuma decisão de caráter excludente.
Adota protocolos de identificação que impeçam procedimentos inadequados de pesquisa ou violações éticas, como plágio, autoplágio, falsificação ou fabricação de dados, manipulação de citações, ausência de autorizações pertinentes, e quaisquer tipos de atitudes discriminatórias, assim como a reprodução de fotos e tabelas já publicados por outros autores.
Política de Livre Acesso e de Compartilhamento de Dados
As revistas do Instituto de Economia Agrícola são periódicos anuais de acesso aberto, disponibilizando todo o conteúdo gratuitamente, sem cobrança de taxas para submissão de artigos, de publicação e nem para os usuários ou sua instituição.
Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar e criar links para os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem pedir permissão prévia ao editor ou ao autor, desde que sejam citados corretamente a fonte, segundo normas da ABNT.
Sobre Publicação, Autoria, Lista de Referências e Financiamento
Autores devem listar e citar apropriadamente, em conformidade com as instruções fornecidas para publicação, as obras que formaram a base para o desenvolvimento de suas pesquisas. Além disso, devem fornecer informações sobre as fontes de financiamento da investigação, em nota de rodapé no início do artigo, na primeira página.
A ordem dos autores deve ser acordada pela equipe, dando preferência ao escalonamento pelo papel mais substancial de cada um ou, no caso de contribuições iguais, haver concordância entre os autores de como distribuir a autoria.
Para os Autores
- São elegíveis para submissão artigos publicados em anais de encontros científicos – como congressos, seminários e simpósios. Esse fato deve ser incluído como nota de rodapé na primeira página.
- Quando for apropriado, os autores devem garantir que a pesquisa passou pela aprovação de órgão relevante (por exemplo, o Comitê de Ética em Pesquisa). No caso de desistência para publicação em outro periódico, o autor deverá avisar sua decisão ao Editor Executivo imediatamente.
Plágio e Dados Fraudulentos
- Autores deverão indicar, na submissão, que os artigos submetidos são originais verdadeiros e autênticos e foram elaborados por eles, que o uso de qualquer material de terceiros foi referenciado e utilizado de forma legítima.
- Plágio, autoplágio, manipulação de citações e falsificação ou a fabricação de dados não são permitidos, assim como a reprodução de fotos, tabelas e gráficos já publicados por outros autores, sem indicação da fonte.
- Para garantir a autenticidade, todos os textos recebidos passarão inicialmente por um verificador de plágio. No caso de indicação de plágio, os autores receberão carta cancelando a submissão do artigo, com apontamento do motivo.
Sobre a Participação e Opiniões dos Autores
- Todos os autores incluídos no artigo devem ter contribuído significativamente para o desenvolvimento do trabalho.
- Não é permitido incluir autores adicionais após a aceitação do artigo.
- Todos os autores devem fornecer, sempre que necessário, correções ou retrações de erros.
Revisores e Suas Responsabilidades
- É responsabilidade dos revisores recusar fazer avaliações para as quais não se sintam qualificados.
- Garantir a confidencialidade durante todo o processo de revisão.
- Declarar potenciais conflitos de interesse.
- Fornecer comentários objetivos e construtivos.
Responsabilidades dos Editores
- Garantir a qualidade e relevância dos artigos publicados.
- Selecionar revisores qualificados e imparciais.
- Manter a integridade do registro acadêmico.
- Publicar correções e retratações quando necessário.
- Preservar o anonimato dos avaliadores.
Este Código foi elaborado com base no Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors, do Committee on Publication Ethics (COPE, 2011).
Aprovado pela Comissão de Acompanhamento de Boas Práticas e Integridade Ética da Pesquisa Científica do Instituto de Economia Agrícola, em 2024.