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Leite UHT ou Pasteurizado: afinal, qual tem os melhores preços?
O leite UHT (Ultra
High Temperature), mais conhecido como leite longa vida, foi introduzido no
Brasil em 1972. Apesar dele inicialmente ter tido dificuldade em expandir seu
consumo no país, pois segundo Dias (2004)1 em 1975 alcançava apenas
0,8% do mercado de leite fluido, em 2011 correspondia a 78,2% do consumo,
segundo dados do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior
(MDIC), estando presente em 86% dos lares brasileiros2. A melhora do
seu desempenho ocorreu nos anos 1990 e com o Plano Real deslanchou de vez,
tendo um aumento de 340% entre os lácteos3. A
validade do leite está diretamente relacionada à qualidade e correta
refrigeração do produto. No processo de pasteurização, a temperatura do leite é
elevada a 75°C por 15 segundos, o que mata todas as bactérias que podem fazer
mal à saúde; no entanto, não são eliminadas todas as bactérias do produto,
justamente aquelas que podem afetar sua a qualidade. Assim, a refrigeração
adequada é fundamental para que o produto não estrague. Sua validade é de três
a cinco dias, enquanto fechado conforme a marca, e depois de aberto deverá ser
utilizado em até três dias4. No
caso do leite UHT, quando mantido fechado, o prazo de validade é superior (de
cerca de quatro meses sem refrigeração). Após a embalagem ser aberta, também
deve ser consumido em até três dias. Neste processo, o leite é aquecido entre
130°C e 150°C por dois a quatro segundos e resfriado rapidamente a menos de
32°C. Com isso, são eliminados todos os microrganismos, o que viabiliza seu
armazenamento por mais tempo5. Em 1977, pela primeira vez as vendas do leite UHT
ultrapassaram a de leite pasteurizado tipo C6. Na década de 1980, a
mudança de hábito do consumidor foi auxiliada pela alta da inflação, pois, com
a possibilidade de se armazenar o leite UHT em casa por um período maior,
devido às suas características, conseguia-se driblar a alta excessiva dos
preços. Esse fator foi complementado com as transformações da estrutura social,
com o crescimento da participação da mulher no mercado de trabalho e com o
crescimento do varejo de autoconsumo (supermercados)7, tornando-se
uma solução para a falta de tempo para as compras diárias8. Nos últimos tempos, o fortalecimento do papel dos
grandes estabelecimentos de varejo na economia (os supermercados), impondo
preços nas negociações dos produtos, posicionou-os como definidor de preços em
muitos setores. Para o mercado de lácteos, o intuito do grande varejo nas
negociações visa garantir a presença do consumidor nos estabelecimentos,
utilizando o leite UHT como um dos chamarizes para compras em sua loja. Assim,
os preços normalmente têm sido pressionados para baixo, com a expectativa de
que seus preços sejam inferiores a outros produtos similares ofertados. Para avaliar o comportamento dos preços dos dois
tipos de leite, o pasteurizado e o UHT, e saber qual destes produtos têm
apresentado valores mais vantajosos para o consumidor, foram analisados os
preços levantados pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), nos últimos dez
anos (2007 a 2016)9. A
tabela 1 e a figura 1 mostram o comportamento dos preços no varejo da capital
paulista de 2007 a 2011. No primeiro ano estudado, pôde-se perceber que o leite
UHT teve preços maiores que o leite pasteurizado nos primeiros dez meses.
Interessante observar que na, entressafra em 2007 (no intervalo de maio a
outubro), o preço subiu 19,1% em seu primeiro mês. Até setembro a alta foi de
46,6%. Nesse mesmo período, o leite pasteurizado subiu 34,8%, ou seja, 11,8% a
menos. Os
preços do UHT, em 2010, permaneceram acima do pasteurizado de abril a agosto. A
alta máxima do primeiro foi de 8,4%, em abril, enquanto o segundo apresentou
maior preço em junho, ficando 1,9% mais caro. No
ano de 2011, de abril a dezembro, os preços do leite longa vida estiveram mais
altos que o do leite pasteurizado. Enquanto um variava de R$2,23 a R$2,39 no
período, o outro chegou até a ter preços inferiores ao período da safra (R$2,16,
em junho). Em
2008, o leite longa vida teve seus preços acima do pasteurizado a partir do mês
de maio, início da entressafra, até agosto. O aumento nesse período foi de
14,0% para o UHT e de 5,1% para o pasteurizado. Entretanto, o leite UHT teve
sua maior cotação (R$1,91) em julho, que representou uma diferença de 7,3% só
nesse mês, em relação ao pasteurizado. De
maio a novembro de 2009, também no período da entressafra, o leite UHT esteve
novamente com valores superiores ao do leite pasteurizado. O destaque foi para
o mês de julho, quando de um lado, o leite longa vida teve elevação de 37,6% ao
chegar ao valor de R$2,56, enquanto de outro o pasteurizado subiu 4,8%,
chegando ao valor médio de R$2,35. A diferença entre os dois tipos de leite,
neste mês, chegou a 31,2%. Observando
a tabela 1 e a figura 1, pode-se ver ainda que em 2012 o leite UHT esteve o ano
inteiro com valores abaixo do leite pasteurizado. No ano sequente, a situação
volta a ser como a dos anos anteriores. Entre julho e novembro, os preços do longa
vida estiveram acima do leite pasteurizado, com diferenças, no período, que
variaram de R$3,00, no primeiro mês de alta a R$2,93 (queda de 2,3%) no último
mês de elevação, enquanto o pasteurizado esteve cotado em R$2,97 e R$2,85,
nesses mesmos meses. Isso mostra que, além dos preços do leite pasteurizado
estarem mais baixos, também tiveram um decréscimo mais acentuado (-4,04%) ao
longo do período. Em
2014, apenas no mês de julho o leite UHT esteve com preços mais altos que o
pasteurizado, comportamento atípico, pois se esperavam preços mais altos em
toda entressafra, já que este tem sido o comportamento mais constante desde
2007. Já em 2015, pela segunda vez, no período analisado, o leite longa vida
esteve mais barato que o leite pasteurizado o ano todo. Finalmente,
nos primeiros sete meses de 2016, com a entrada da entressafra, os valores dos
dois produtos analisados começam a distinguir-se, com diferença de 22,2% entre
os dois produtos no mês de julho. Essa
análise demonstra que os preços do leite pasteurizado, entre 2007 e 2016, têm
se mostrado mais acessível ao consumidor no período da entressafra do produto
do que o leite UHT, o mais consumido pela população brasileira. Apenas
nos anos de 2012 e 2015 os preços do leite longa vida foram inferiores o ano
inteiro. Apesar de, no período de 2007 a julho de 2016, o leite UHT ter apenas
44 vezes o preço mais baixo que o pasteurizado, no período de entressafra os
preços do primeiro estiveram mais baixos que o do segundo. Isso mostra que o
consumidor deve pesquisar mais e avaliar melhor o valor do produto antes de efetuar
sua compra, principalmente se houver padaria ou algum mercado perto de sua
residência, onde possa comprar o leite pasteurizado; ele deve ter em conta a
validade do produto, que para o tipo pasteurizado chega até cinco dias,
conforme a marca, levando à possibilidade de se comprar o produto para ser
armazenado por mais dias na geladeira. Ou seja, o consumidor pode comprar mais
litros de leite fresco no comércio, estocá-lo na geladeira conforme as
instruções do fabricante e, com isso, economizar. Com
essa pesquisa, o consumidor poderá fazer economia no seu orçamento doméstico,
auxiliando-o a enfrentar esse período de maior inflação e desemprego, quando os
preços dos alimentos estão comprometendo a renda da população. 1DIAS, J. C. O leite na Paulicéia. São Paulo:
Calandra Editorial, 2004. 148 p. 2ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA
INDÚSTRIA DE LEITE LONGA VIDA - ABLV. Estatísticas
- Brasil: comportamento das vendas de leite fluido. São Paulo: ABLV, 2016.
Disponível em: <http://www.ablv.org.br/listcontentint.aspx?id=460>.
Acesso em: 1 set. 2016. 3LISERRE, A. M.;
PITHAN-SILVA, R. O. Evolução do Consumo de Leite e da Pecuária Leiteira no
Brasil. In:
ANTUNES, A. E. C.; PACHECO, M. T. B. (Eds.). Leite para adultos: mitos e fatos frente à ciência. São Paulo:
Varela, 2009. p. 425-448. 4SILVA, R. V. da; DEA, R. C. D. Conheça mais do
leite que você toma. Piracicaba: ESALQ/USP, 2005. Disponível em: <http://www.esalq.usp.br/gesea/artigos_detalhes.php?recordID=NXXXM>.
Acesso em: 9 set. 2016. 5Op. cit. nota 4. 6Op. cit. nota 2. 7As lojas de
autoconsumo são outra denominação para os supermercados, também chamadas de
lojas de autosserviço, conforme o Censo Nielsen, que levanta o comportamento do
varejo e dos consumidores. 8Op. cit. nota 3. 9INSTITUTO DE
ECONOMIA AGRÍCOLA - IEA. Banco de dados.
São Paulo: IEA. Disponível em: <http://www.iea.sp.gov.br/out/bancodedados.html>. Acesso em: 24 ago. 2016. Palavras-chave:
leite UHT, leite pasteurizado, preços varejo.
Data de Publicação: 29/09/2016
Autor(es): Rosana de Oliveira Pithan e Silva (rosana.pithan@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor