Artigos
Formação de Preço do Açúcar Cristal Empacotado ao Varejo da Região Centro-Sul do Brasil
Neste trabalho buscou-se
analisar o processo de formação de preço do açúcar cristal empacotado ao varejo
da Região Centro-Sul do Brasil, no período de maio de 1998 a dezembro de 2002,
considerando os diversos segmentos que compõem a sua cadeia de comercialização.
Utilizaram-se, na análise, os testes de raiz unitária de Dickey-Fuller Aumentado
(ADF), de co-integração de Johansen e o método de Auto-Regressão Vetorial com
Correção de Erro (VEC). Os resultados apontam que os preços do açúcar cristal
empacotado ao produtor e ao varejo apresentam relações expressivas tanto no
curto como no longo prazo. A renda interna não se mostrou tão importante na
explicação do preço do mercado varejista do açúcar cristal empacotado, como já
era esperado, em função do caráter essencial do produto e de sua pequena
participação nos dispêndios das famílias. No geral, os choques nas variáveis que
compõem o modelo são transmitidos rapidamente para o segmento varejista e são de
curta duração, desaparecendo após o sexto mês. Palavras-chave: açúcar,
comercialização agrícola, agroindústria canavieira.
Data de Publicação: 01/01/2004
Autor(es):
Mirian Rumenos Piedade Bacchi Consulte outros textos deste autor
Lucilio Rogerio Aparecido Alves Consulte outros textos deste autor
Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros Consulte outros textos deste autor