Artigos
MERCADO: ORDENAÇÃO FORMAL E INFORMAL DA INTERAÇÃO SOCIAL
Resumo: Os mercados particulares são
estruturas sociais que articulam agentes definidores de produtos, preços e
condições de pagamento específicas. A análise de situações empíricas exige a
compreensão das interações conflituosas entre os agentes econômicos que estão
longe de serem determinadas por fluxo contínuo e anônimo de fatores envolvendo a
produção, comercialização e consumo. O objetivo deste trabalho é, em primeiro
lugar, analisar a reprodução e funcionamento das formas de estruturação do
mercado. Em segundo, busca-se, através da legitimação das fronteiras teóricas
entre sociologia e economia, encontrar seus pontos de intersecção. Assim, o
trabalho se desenvolve das perspectivas da Nova Economia Institucional
(Williamson e North) e das estruturas sociais da Sociologia Econômica (Bourdieu
e Granovetter), levando em consideração os alinhamentos culturais que existem
entre os agentes econômicos. As transformações na estrutura e interação social
da citricultura paulista e do setor canavieiro revelam elementos organizacionais
fundamentais, enquanto estratégias de recriação da estrutura social que, através
dos processos de seleção social, encontram um caminho para responder aos
desafios colocados pelos padrões de concorrência e competitividade atuais.
Trabalho apresentado no
XXIX Encontro Anual da Associação Nacional de
Pós-Graduação em Ciências Sociais - ANPOCS. Caxambu-MG, 25 a 29 de outubro
de 2005.
Data de Publicação: 03/11/2005
Autor(es):
Nilce da Penha Migueles Panzutti (panzutti@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Marie Anne Najm Chalita (mariechalita@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Thomaz Fronzaglia (thomazfronzaglia@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor