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O Instituto De Economia Agrícola Na Programação De Pesquisa Da Apta Em 2001
1 – Introdução O Instituto de Economia Agrícola (IEA) desenvolve desde o início de 2000 um trabalho de reorganização da sua programação de pesquisa, visando estruturar um sistema de apresentação, análise e aprovação de subprojetos, bem como o seu registro no SIGA – Sistema de Informação Gerencial de Pesquisa do Agronegócio e o acompanhamento da execução e da difusão dos resultados do esforço de pesquisa nas revistas e no site do IEA e de outras instituições. Todo esse trabalho de reestruturação do gerenciamento da pesquisa no âmbito da instituição tomou corpo com a formalização da Comissão de Acompanhamento das Atividades, em junho de 20001, que tem por missão dar suporte à
diretoria nas atividades de geração de conhecimento. 2 – Programas do Governo paulista executados pela
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Inicialmente, é de suma importância considerar os programas de trabalho da
Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), em que todas as unidades
desenvolvem sua programação de trabalho e, também, em relação aos quais está
estruturado o seu orçamento e são avaliadas e acompanhadas as suas atividades no
nível do Governo estadual. Esses programas e seus respectivos códigos definidos
na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado são os seguintes: 1301- Aumento da
Competitividade da Agroindústria de Exportação,envolvendo as cadeias de
produção de Açúcar e Álcool, Papel e Celulose, Café e Sucos Cítricos;
1302- Elevação da Competitividade das Cadeias de Grãos e Fibras, envolvendo as cadeias de produção com base na soja, milho, algodão,
feijão e arroz; 1303- Incremento da Competitividade das Cadeias de Proteína
Animal, envolvendo as cadeias de produção de frango de corte, carne bovina,
suínos, leite e ovos; 1304- Estímulo à Expansão de Agronegócios Especiais, envolvendo as cadeias de produção para atender
nichos de mercado como: cordeiro precoce, vitelo, rãs, caprinos, avestruz,
peixes, plantas aromáticas e medicinais, mandioca e óleos essenciais, entre
outras; 1305- Impulsionamento das Cadeias da Horticultura de Mesa, envolvendo as cadeias de produção de olerícolas de mesa, frutícolas de
mesa, flores e plantas ornamentais; 1306 - Infra-estrutura do Desenvolvimento dos Agronegócios, envolvendo o aprimoramento da logística paulista para os agronegócios, bem
como organizando o segmento de insumos estratégicos e serviços especializados,
de forma a capacitar o agronegócio paulista para ser núcleo dinâmico dessa
atividade no contexto nacional e internacional; 1307- Ocupação Ordenada do Espaço Rural, envolvendo
ações construtoras da sustentabilidade produtiva, econômica e social,
consolidando as condições da prática da produção biológica permanente pela
preservação das potencialidades dos recursos naturais; 1308- Alimentação e Nutrição para Populações Carentes, envolvendo o enfrentamento do problema da desnutrição e subnutrição, colocando o acesso à alimentação saudável e suficiente como um direito da cidadania, numa perspectiva de food safety, buscando
a segurança alimentar plena, pois alimentação na quantidade necessária e com
qualidade organoléptica e sanitária desejáveis pode diminuir à metade os
problemas de doenças da população carente; 1309- Desenvolvimento do Agronegócio Familiar, dada a
prioridade no atendimento direto pela estrutura pública ao pequeno e médio
agronegócio, envolvendo pequenas e médias lavouras e criações, pequenas e médias
agroindústrias e indústrias de alimentos, pequenos e médios prestadores de
serviços, cingindo-os a atuarem dentro dos padrões da oferta de produtos de
qualidade certificada; 1310- Políticas Públicas e Mecanismos de Regulação do Agronegócio, contemplando ações de Governo como agente articulador das
cadeias de produção, como elemento catalisador capaz de promover a convergência
de propósitos e interesses, como base da competitividade sistêmica das cadeias
de produção. Esse programa tem como premissa a constituição dos mecanismos
modernos do Estado Regulador de processos e indutor de maior justiça social.
Essa
programação foi definida de forma matricial, com os objetivos finais das
políticas públicas para o agronegócio paulista sendo perseguidos pela interação
dos efeitos dos diversos programas. Do conjunto, cinco programas estão focando
as cadeias de produção (1301 a 1305), atuando diretamente sobre a estrutura
produtiva; outros cinco (1306 a 1310) focam elementos estruturadores tanto das
óticas social (agronegócio familiar) e ambiental (ocupação ordenada do espaço
rural) quanto da qualidade como instrumento da competitividade (políticas
públicas e mecanismos de regulação) e da logística (infra-estrutura para o
desenvolvimento). Essas várias dimensões culminam na concretização das
diretrizes de geração de renda, criação de oportunidades de trabalho, inclusão
social e incremento da competitividade que são as diretrizes gerais de Governo.
3 - A pesquisa do IEA na programação da APTA em 2001
Com a
unificação orçamentária, programática e patrimonial decorrente da consolidação
das unidades de pesquisa da SAA na APTA, torna-se relevante avaliar os esforços
da geração e difusão dos conhecimentos realizados pelo IEA e sua participação
relativa no âmbito da Agência, mesmo com as limitações que ocorrem na definição
do que é subprojeto nas áreas da sócio-economia e da biologia.
Em 1999, o IEA tornou-se uma das unidades de pesquisa da Agência Paulista de
Tecnologia dos Agronegócios (APTA), juntamente com os Institutos Agronômico,
Biológico, de Pesca, de Tecnologia de Alimentos e de Zootecnia. Assim, torna-se
importante analisar as contribuições da instituição no programa de pesquisa de
toda a Agência.
Nesse sentido, no caso da APTA/SAA, os estudos que impactarão o agronegócio
familiar estão contemplados em todos os programas que enfocam as cadeias de
produção como ação prioritária e não apenas no programa específico que trata do
desenvolvimento do agronegócio familiar. Nesse programa prioritário estão
inseridos os estudos que conduzem à mudança de foco na ação programática de
maneira a levar à reorientação da pesquisa e desenvolvimento. O desenvolvimento
objetivado para o agronegócio familiar define-se na sua sustentabilidade frente
aos elementos definidores da competitividade de uma economia globalizada,
dando-lhe instrumentos forjadores da posição competitiva sustentável num mundo
integrado. Isso mostra que são impróprias propostas que preconizem um mundo à
parte que, mesmo sendo ideal, é irrealizável. O mesmo raciocínio vale para
quaisquer dos demais programas estruturadores. É o caso da qualidade certificada
que é uma exigência do mundo global para todas as cadeias de produção do
agronegócio como condição inexorável da competitividade sistêmica.
A programação de pesquisa da APTA e do IEA, em particular, que está sendo
desenvolvida no ano de 2001 por programa, pode ser observada na tabela 1.
Essas informações permitem analisar a participação do IEA nos nove programas da
Secretaria em que a APTA vem desenvolvendo seus esforços de pesquisa (estudos).
De um total de 1.166 subprojetos em execução, o IEA é responsável por 86 deles,
cerca de 7,38%. A maior participação do IEA se dá no programa de Políticas
Públicas, onde é responsável por 44,83% das pesquisas em andamento na Agência,
tendo em vista a sua especificidade e a sua menor participação no Programa de
Estímulo à Expansão dos Agronegócios Especiais, de apenas 0,48%. Mas é
importante observar que ocorre uma participação do IEA em todos os programas em
que a APTA vem desenvolvendo esforços de geração de conhecimento para o
agronegócio estadual.
Tabela 1. Número de Estudos (Subprojetos) em Andamento por Programa na APTA e no IEA, 2001
Programa | | | |
Aumento da Competitividade da Agroindústria de Exportação | 213 | 13 | 6,10 |
Elevação da Competitividade das Cadeias de Produção de Grãos e Fibras | 159 | 11 | 6,92 |
Incremento da Competitividade das Cadeias de Produção de Proteína Animal | 183 | 3 | 1,64 |
Estímulo à Expansão de Agronegócios Especiais | 208 | 1 | 0,48 |
Impulsionamento das Cadeias de Produção da Horticultura de Mesa | 146 | 9 | 6,16 |
Infra-Estrutura do Desenvolvimento do Agronegócio | 78 | 9 | 11,54 |
Ocupação Ordenada do Espaço Rural | 81 | 5 | 6,17 |
Desenvolvimento do Agronegócio Familiar | 40 | 9 | 22,50 |
Políticas Públicas e Mecanismos de Regulação | 58 | 26 | 44,83 |
TOTAL | 1.166 | 86 | 7,38 |
Fonte: APTA 2001 – Ações da Pesquisa Tecnológica para o
Agronegócio – Série – Ação APTA 4, São Paulo, maio de 2001.
4 – Programação de pesquisa do IEA de 30 de agosto de 2001
A
programação de pesquisa do IEA, em 30 de agosto de 2001, por programa e por
subatividade, tal como se encontra na publicação da APTA, mostra que, do total
de 86 subprojetos citados, 48 estavam em andamento, 27 concluídos e 11 foram
excluídos. Assim, o Instituto tinha em andamento 66 subprojetos, dos quais 18
eram novos subprojetos, ou seja iniciados em 2001(tabela 2). É importante
destacar que os subprojetos excluídos se referem a uma antiga classificação
utilizada pelo IEA para projetos permanentes, que se encontra em processo de
mudança.
Os esforços de pesquisa do IEA, no programa 10, de Política Públicas, atingem
44,83% do total dos subprojetos em andamento, concentrando-se na subatividade
Políticas Públicas para o Agronegócio, pois a sua missão é a de gerar e difundir
conhecimento na área da economia rural. Isto indica a importância dos trabalhos
de pesquisa da instituição neste programa da APTA e para a SAA. Tem-se logo em
seguida, em ordem de importância relativa na Agência, a participação de 22,50%
nos projetos em andamento no programa Desenvolvimento do Agronegócio Familiar.
Uma análise dos subprojetos por programa/subatividade indica um dos pontos
frágeis de nossa programação, que é a quase inexistência de subprojetos no
programa de Produção de Proteína Animal, quando sabemos da importância deste
subsetor no contexto do agronegócio paulista, principalmente no caso de carne
bovina, aves e ovos.
Tabela 2. - Estudos(Subprojetos) do Instituto de Economia Agrícola em Ações da Pesquisa Tecnológica para o Agronegócio da APTA, Agosto de 2001
Programa/SubAtividade | (C) | (E) | APTA 2001 | 2001 (D) | em 2001 (A+D) | |
1301 - Programa de Aumento da Competitividade da Agroindústria de Exportação | ||||||
Cadeia de Produção do Café | | | | | | |
Cadeia de Produção de Citros | | | | | | |
Cadeia de Produção de Cana-de-açúcar | | | | | | |
Agroexportação em Geral | | | | | | |
Sub-Total | | | | | | |
1302 - Programa de Elevação da Competitividade das Cadeias de Produção de Grãos e Fibras | ||||||
Cadeias de Produção de Algodão e Fibrosas | | | | | | |
Cadeias de Produção de Arroz e Feijão | | | | | | |
Cadeias de Produção de Milho e da Soja | | | | | | |
Cadeias de Produção de Trigo e Cereais de Inverno | | | | | | |
Cadeias de Produção de Grãos e Fibras em Geral | | | | | | |
Sub-Total | | | | | | |
1303 - Programa de Incremento da Competitividade das Cadeias de Produção de Proteína Animal | ||||||
Alimentação Animal | | | | | | |
Cadeia de Produção de Leite | | | | | | |
Cadeia de Produção de Carne Bovina | | | | | | |
Cadeias de Produção de Suínos e Aves | | | | | | |
Cadeia de Produção de Proteína Animal em Geral | | | | | | |
Sub-Total | | | | | | |
1304 - Programa de Estímulo à Expansão de Agronegócios Especiais | ||||||
Cadeias de Produção de Ovinos e Caprinos | | | | | | |
Cadeias de Produção de Apicultura e Sericicultura | | | | | | |
Cadeias de Produção de Mandioca | | | | | | |
Programa/Subatividade | (C) | (E) | APTA 2001 | 2001 (D) | em 2001 (A+D) | |
Cadeias de Produção de Plantas Aromáticas, Medicinais e Óleos Essenciais | | | | | | |
Cadeias de Produção de Borracha Natural e dos Palmitos | | | | | | |
Produção para Nichos de Mercados | | | | | | |
Cadeia de Produção de Pescado | | | | | | |
Sub-Total | | | | | | |
1305 - Programa de Impulsionamento das Cadeias de Produção de Horticultura e Mesa | ||||||
Cadeia de Produção de Olerícolas Frescas | | | | | | |
Cadeias de Produção de Frutas Frescas | | | | | | |
Cadeias de Produção de Flores e Plantas Ornamentais | | | | | | |
Sub-Total | | | | | | |
1306 - Programa de Infra-estrutura do Desenvolvimento do Agronegócio | ||||||
Maquinaria | | | | | | |
Química Agrícola | | | | | | |
Embalagens | | | | | | |
Informações Estratégicas | | | | | | |
Serviços Especializados | | | | | | |
Insumos Estratégicos | | | | | | |
Sub-Total | | | | | | |
1307 - Programa de Ocupação Ordenada do Espaço Rural | ||||||
Solos | | | | | | |
Água | | | | | | |
Desenvolvimento Sustentável | | | | | | |
Sub-Total | | | | | | |
1309 - Programa de Desenvolvimento do Agronegócio Familiar | ||||||
Caracterização do Agronegócio Familiar | | | | | | |
Sistemas Produtivos Familiares | | | | | | |
Agroindústria Familiar | | | | | | |
Sub-Total | | | | | | |
1310 - Programa de Políticas Públicas e Mecanismos de Regulação | ||||||
Qualidade de Produtos e Processos | | | | | | |
Políticas Públicas para o Agronegócio | | | | | | |
Aprimoramento do Processo de Trabalho | | | | | | |
Sub-Total | | | | | | |
TOTAL GERAL | | | | | |
Fonte: APTA 2001 - Ações da
Pesquisa Tecnológica para o Agronegócio: estudos em andamento pro programa,
atividade e subatividade, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, São
Paulo, Serie - Ação APTA 4, maio de 2001 e Instituto de Economia Agrícola.
1 Essa Comissão de assessoria a Diretoria Técnica de Departamento é atualmente composta pelos pesquisadores: Nelson Batista Martin (presidente), Luiz Moricochi, Luís Henrique Perez, José Roberto Vicente, Maria Carlota Meloni Vicente e Sebastião Nogueira Júnior. |
Data de Publicação: 01/10/2001
Autor(es): Nelson Batista Martin (nbmartin@uol.com.br) Consulte outros textos deste autor