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Café \"espresso\": O Florescer De Uma Era De Bonança
O hábito de consumir café alcança sua suprema instância sob o preparo espresso. Essa é, verdadeiramente, a forma mais nobre
de se apreciar com prazer as sutilezas gustativas e as notas aromáticas
presentes nessa bebida. Publicado na Revista Espresso - Coluna Café - Edição 4 - Outubro 2004
Ao realizar-se pequeno esforço de digressão histórica, constata-se que foi somente a partir de meados da década de 90 que o hábito do consumo de café espresso tornou-se menos extraordinário ou raro para o júbilo dos apaixonados pela máxima excelência na xícara. Graças ao espírito empreendedor dos brasileiros, produziu-se uma mudança no mercado de café, qual seja: a propagação da oferta da bebida sob essa forma de preparo. Sem perder o requinte que o momento enseja, construiu-se uma nova e salutar preferência. Para muitos daqueles que já presenciaram o espetáculo da floração do cafeeiro, o aludido florescimento do espresso soa como que
marcha triunfal.
Distanciando-nos cada dia mais da situação de 'mesquinhez' de oferta, novos apreciadores juntam-se carinhosamente a esse hábito original. Consumir xícaras de espresso durante a jornada de trabalho, além de
torná-la menos aborrecida, propicia momento de descontração e de desejado
convívio social. Tem sido por meio das cafeterias que o café vem recuperando sua
principal característica que é, em essência, ser uma bebida agregativa,
estimular o cérebro e desenvolver o gosto pela conversação. Constitui, enfim, em
elemento de sociabilidade, concedendo espírito a quem o bebe.
Sagazes empreendedores lançaram-se na aventura de estabelecer refinados pontos para a degustação da bebida. Como resultado, verificou-se o crescimento do número de cafeterias com bons espressos, em que se sobressaem a busca pela qualificação do capital humano e a aquisição de lotes de cafés superiores e gourmet. Essas lojas de café
recuperaram o antigo status de locais nobres e valorizados nos quais a
freqüência contribui, inclusive, para a promoção da reputação pessoal, ainda que
fútil, porém em voga na atualidade.
Para além da almejada fama, existem, sim, características que distinguem as pessoas com o estilo espresso. Em linhas gerais, trata-se de consumidor exigente, com altos níveis de renda e escolaridade, muitos deles freqüentadores de bons restaurantes e de shopping centers. O espresso não é bebida exclusiva de um dos gêneros; embora a participação de
consumidores do sexo masculino seja ligeiramente maior do que a do feminino,
eles tendem a se equiparar quando aumenta a qualidade da bebida e a sofisticação
do ambiente.
Espressos de boa qualidade podem ser encontrados em restaurantes de média e alta gastronomia. Afinal, não se aceitaria estragar o encerramento de uma lauta refeição com uma bebida que não trouxesse memoráveis recordações. Também, nos shopping centers, notadamente naqueles com mais alto preço por metro quadrado de espaço de locação, o percentual de xícaras satisfatórias é mais alto, bem como o de operadores qualificados de máquinas de espresso.
Quesitos de naturezas diversas influenciam a obtenção de uma xícara satisfatória - definida como aquela em que o tempo de preparo é adequado (25-35 segundos) e o creme é espesso e persistente (2 minutos ou mais). O principal deles é a pessoa que opera a máquina de espresso, isto é, o
encarregado de preparar a bebida.
Pesquisas recentes indicam que, considerando o conjunto desses fatores, apenas
uma em cada quatro xícaras servidas em São Paulo pode ser considerada
satisfatória. Todavia, quando o operador é um verdadeiro barista, o percentual
de xícaras satisfatórias cresce consideravelmente. Adicionalmente, se o grão
utilizado puder ser classificado entre os de melhor qualidade, esse percentual
alcança quase 90%!
Ao desbancar o preparo da bebida em coador, servida em miseráveis copos de vidro, a conquista da preferência pelo espresso entre os consumidores permite que o esmero para com as práticas de cultivo
na lavoura possa ser apreciada com plena exatidão na xícara. Ademais, a garantia
de que novas experiências sensoriais formarão uma nova era de bonança consiste
no empenho em propiciar mais e melhores informações aos consumidores, ávidos
pelo precioso líquido preparado com o sortimento variado de 'Cafés do
Brasil'.
Data de Publicação: 03/05/2004
Autor(es):
Celso Luís Rodrigues Vegro (celvegro@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Francisco Alberto Pino (drfapino@gmail.com ) Consulte outros textos deste autor