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Máquinas Agrícolas Automotrizes: Balanço De 2001 Revela Forte Expansão
Em
2001, o mercado de máquinas agrícolas automotrizes apresentou o melhor
desempenho dos últimos sete anos (1995-2001), com a produção de 44.339 unidades.
Verifica-se aumento de 25% na produção em relação a igual período do ano
anterior, estimulado pelos acréscimos de 14,4% nas vendas no mercado interno
(passando de 31.062 em 2000 para 35.523 em 2001) e de 56,5% nas exportações, que
aumentaram substancialmente frente ao observado no mesmo período de 2000
(totalizando 8.246 máquinas em 2001). No agregado (mercado interno mais
exportações), foram comercializadas 43.769 máquinas frente às 36.332 negociadas
no ano anterior (tabela 1).
TABELA 1 - Produção, Vendas e Exportação de Máquinas Agrícolas Automotrizes1, Brasil, 2000 e 2001 e Janeiro a Fevereiro de 2001 e
2002
Item | | | | | | |
| | | | |||
Trator de roda | ||||||
Produção | 27.546 | 34.781 | 3.749 | 4.311 | 26,3 | 15,0 |
Vendas no mercado interno | 24.591 | 28.203 | 2.719 | 3.361 | 14,7 | 23,6 |
Exportação | 3.455 | 5.814 | 681 | 901 | 68,3 | 32,3 |
Total das vendas | 28.046 | 34.017 | 3.400 | 4.262 | 21,3 | 25,4 |
Colheitadeiras | ||||||
Produção | 4.296 | 5.196 | 1.058 | 1.316 | 20,9 | 24,4 |
Vendas no mercado interno | 3.780 | 4.098 | 922 | 1.213 | 8,4 | 31,6 |
Exportação | 683 | 1.202 | 140 | 219 | 76,0 | 56,4 |
Total das vendas | 4.463 | 5.300 | 1.062 | 1.432 | 18,8 | 34,8 |
Máquinas agrícolas1 | ||||||
Produção | 35.501 | 44.339 | 5.410 | 6.255 | 24,9 | 15,6 |
Vendas no mercado interno | 31.062 | 35.523 | 4.025 | 4.951 | 14,4 | 23,0 |
Exportação | 5.270 | 8.246 | 1.018 | 1.370 | 56,5 | 34,6 |
Total das vendas | 36.332 | 43.769 | 5.043 | 6.321 | 20,5 | 25,3 |
Fonte: Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA).
As
exportações brasileiras de máquinas agrícolas em 2001, favorecidas em grande
parte pela posição cambial do real e pelo aumento do volume global de produção,
destinaram-se principalmente aos países da América do Sul, com destaque para a
Argentina, e à América do Norte (Estados Unidos e México), respondendo esses
países por 80,6% das unidades exportadas. Contudo, as dificuldades econômicas
que enfrenta a economia argentina levarão as indústrias a buscar outros clientes
internacionais.
Por tipo de máquina, observa-se, de 2000 para 2001, crescimento nas vendas no
mercado interno de 14,7% para tratores de rodas, de 18,6% para cultivadores
motorizados, de 35,8% para retroescavadeiras e de 8,4% para colheidoras, em
decorrência do bom resultado da safra de verão 2000/01, em que foram colhidos
aproximadamente 98 milhões de toneladas de grãos.
Em 2001, a comercialização de tratores de rodas, amplamente majoritária nas
vendas de máquinas agrícolas, foi regionalmente concentrada. As regiões Sul e
Sudeste absorveram juntas 74,4% do total das vendas no mercado interno,
concentração essa decorrente da reconhecida especialização no cultivo de grãos
na primeira região e de cana-de-açúcar na segunda. Isoladamente, o Estado de São
Paulo adquiriu 7.962 tratores, liderando as compras dessa máquina agrícola,
seguido de Rio Grande do Sul e Paraná com respectivamente 4.276 e 3.964
máquinas. No caso das colhedoras, 86,1% das vendas foram efetuadas nas regiões
Sul e Centro-Oeste, em função da concentração do cultivo de grãos em grande
escala nessas regiões, o que torna obrigatória a utilização desse equipamento.
Os estados que mais demandaram colhedoras novas em 2001 foram o Paraná, com
1.121 máquinas (crescimento de 29 % em relação a 2000), e o Rio Grande do Sul e
o Mato Grosso, com respectivamente 850 e 786 máquinas.
O mercado de máquinas continuou aquecido no início de 2002, uma vez que no
primeiro bimestre as vendas internas de tratores de rodas cresceram 23,6% em
relação ao mesmo período de 2000, somando 3.361 unidades. Já as vendas de
colhedoras apresentaram maior aumento (31,6%), estimuladas pela boa quantidade
de grãos que estão sendo colhidos na atual safra. Também registrou-se aumento
nas exportações, no referido período, de tratores de rodas (32,3%) e de
colhedoras (56,4%).
Entre janeiro e fevereiro de 2002, a montadora AGCO do Brasil (antiga MF)
manteve a liderança nas vendas internas de tratores de rodas, por meio da
comercialização de 1.114 unidades. Em seguida, posicionaram-se a VALTRA do
Brasil Ltda. e a New Holland – CHN Latino Americana, que distribuíram,
respectivamente, 842 e 824 tratores, concentrando, juntas, essas montadoras,
82,7% do total desse mercado.
As montadoras também se esforçam em abrir novas oportunidades de mercado. Nesse
sentido, a logística aeroportuária tem merecido ações estratégicas através do
convencimento da necessidade de substituição das frotas de tratores das
companhias aéreas. Somente uma das montadoras colocou 60 novos tratores junto a
importante empresa de aviação.
O bom desempenho do setor tem como um dos fatores responsáveis a renovação, com
acréscimo dos recursos disponíveis, do Programa Modermfrota, do Banco Nacional
de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), cujas linhas de crédito são
bastante atrativas (taxas de juros fixas entre 8,75% e 10,75% ao ano) - o que
facilitou bastante as condições de pagamento na aquisição de novas máquinas por
parte dos produtores e empresas agropecuárias -, aliada à safra recorde e à
melhoria da renda dos produtores ao longo de 2001, impulsionada pela pressão
cambial que incrementou os preços recebidos pelos produtores.
A previsão do setor para 2002 é de que as vendas de tratores no mercado interno
atinjam 30 mil unidades, superando em torno de 2 mil as unidades vendidas em
2001, e o mercado de máquinas agrícolas como todo aumente em torno de 5% em
relação ao ano anterior.
1 Inclui cultivador motorizado,
trator de esteira, trator de roda, colheitadeira e retroescavadeiras.
Data de Publicação: 28/03/2002
Autor(es):
Celso Luís Rodrigues Vegro (celvegro@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
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