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A Internet na agricultura
A comunicação empresarial 'deixa de ser uma atividade que se descarta ou se relega a segundo plano, em momentos de crise e de carência de recursos, para se firmar como um insumo estratégico, de que uma empresa ou uma entidade lança mão para ‘fidelizar’ clientes, sensibilizar multiplicadores de opinião ou interagir com a comunidade', afirma o professor Wilson da Costa Bueno no livro Comunicação Empresarial Teoria e Pesquisa (Editora Manole). E para isso se vale de novas tecnologias (como intranets, extranets, sites institucionais, newsletters eletrônicas, chats, etc.) de maneira a se tornar 'mais ágil, mais interativa, mais focada na expectativa dos vários públicos com quem a empresa se relaciona'.1 1 Artigo publicado no Suplemento Agrícola do jornal O Estado de S. Paulo, 28/01/2004
No caso das instituições de pesquisa agropecuária, a comunicação via Internet
tem importância vital na medida em que, além das vantagens citadas acima, é
instrumento poderoso de democratização do acesso a informações e tecnologias
geradas, quer no âmbito sócio-econômico ou no agronômico e zootécnico. Já é
possível sonhar com o dia em que cada salão de igreja, cooperativa, casa de
agricultura, sede de sindicato ou de associação tenha um terminal em que o
agricultor possa não apenas consultar on-line os preços de mercado, no Brasil e
no exterior, como também ter o seu e-mail pessoal para receber, por exemplo, o
resultado de análises laboratoriais ou solicitar outros tipos de serviços.
É antecipando-se a isso que o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), da
Secretaria de Agricultura e Abastecimento, decidiu adotar a Internet como linha
de frente na sua estratégia de comunicação, por considerá-la um meio eficiente
de atingir o agricultor e demais agentes do agronegócio, bem como os
formuladores de políticas públicas.
Parceria com a Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), em 2002, permitiu
promover uma grande reformulação no site institucional (www.iea.sp.gov.br), com
destaque para a criação do banco de textos, uma espécie de biblioteca virtual de
economia agrícola. O banco já reúne mais de 1.100 artigos (correspondentes a 12
anos de trabalho) de pesquisadores do IEA e de outras instituições, abordando os
mais diversos assuntos, que podem ser acessados e copiados na íntegra.
Paralelamente, a equipe de informática do IEA criou e aperfeiçoou o banco de
dados, que oferece informações agropecuárias, por cinco anos, relativas a área
agrícola, rebanhos e produção, valor da produção, preços agrícolas e preços de
terra, para o total do Estado e por regiões (Escritórios de Desenvolvimento
Rural e Regiões Administrativas), bem como dados municipais do último ano. Além
disso, a biblioteca IEA foi informatizada e disponibilizada no site, com o seu
acervo podendo ser consultado por assunto ou por autor.
Também encontra-se na íntegra no site a versão eletrônica (formato pdf) de publicações como Informações Econômicas (revista técnica) e Agricultura em São Paulo (revista
científica), o que permite o acesso ao seu conteúdo com no mínimo um mês antes
da edição impressa.. Outra inovação são os links por cadeias produtivas dos
principais setores do agronegócio, abrangendo entidades e organizações de
suporte (infra-estrutura, insumos, pesquisa, etc.), de produção/industrialização
e de serviços.
Assim, o site do IEA está sustentado no tripé banco de textos/banco de
dados/biblioteca, com inúmeras possibilidades de acesso por parte dos usuários,
constituídos de lideranças agrícolas e técnicos do setor (agrônomos e
economistas de cooperativas, empresas e entidades de classe como associações e
sindicatos), jornalistas da capital e do interior, técnicos de governo,
professores, pesquisadores e alunos de universidades (inclusive internacionais),
organizações não-governamentais (ONGs) e consultores.
Data de Publicação: 05/02/2004
Autor(es): José Venâncio De Resende Consulte outros textos deste autor