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Algumas Considerações sobre a Fragilidade das Concepções de Qualidade no Mercado de Queijos no Brasil
RESUMO: Dentre os lácteos, o queijo é um produto que, pela sua diferenciação e
singularidade, mais se insere em um mercado de
qualidade. Uma das características mais importantes deste mercado é a necessidade dos processos de coordenação entre os
agentes econômicos proverem uma aproximação entre as condições em que se realiza a produção, dentro de uma
determinada escala que mantenha uma raridade e
preço, e as expectativas dos consumidores. Este artigo tem como objetivo
analisar algumas características do mercado de
queijos no Brasil que indicam a dificuldade de incorporação deconcepções de qualidade já consagradas mundialmente e que
têm como rigem a tradição das particularidades do produto. A hipótese que o orienta é que esta dificuldade se explica
pela concentração da produção pela indústria,
importação de queijos especiais e os incipientes processos de valorização dos
queijos tipicamente nacionais e artesanais. As
informações de base para a análise foram obtidas por meio de revisão bibliográfica e sua inserção da problemática em alguns
pressupostos da sociologia econômica acerca dos
mercados de qualidade.
Data de Publicação: 25/06/2009
Autor(es):
Marie Anne Najm Chalita (mariechalita@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Rosana de Oliveira Pithan e Silva (rosana.pithan@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Regina Helena Varella Petti Consulte outros textos deste autor
Cesar Roberto Leite da Silva (crlsilva@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor