Artigos
AGREGANDO VALOR À CACHAÇA ARTESANAL: o caso do alambique Matraga no Paraná
RESUMO: Produtos e marcas proporcionam diferentes leituras e interpretações na
mente do consumidor com relação às imagens e identidades dos produtos. Neste
contexto, esta pesquisa analisa o caso do Alambique Matraga para identificar as
estratégias utilizadas e diferenciar seus produtos artesanais frente a um mercado
de estigmas históricos e de alta competividade. Para a realização deste estudo,
foi aplicado o método descritivo, exploratória, bibliográfica e entrevista
semiestruturada. Os resultados demonstraram que o Alambique Matraga tem
realizado práticas de inovação na agregação de valor ao seu produto tais como o
controle de qualidade, produção orgânica, tempo de envelhecimento da bebida em
barris de madeiras de lei, incentivo às visitações turísticas e às instalações.
As bebidas estão em embalagens diferenciadas pois há diversificação de produtos
como sabores, tamanhos, certificações, selos de qualidade e exportações. Estas
ações são estratégias para a manutenção deste alambique no mercado e para
alcançar novos nichos de mercado.
Palavras-chave: agregação de valor, identidade, inovação, marca. COMO
CITAR
KAZAMA,
M. et al. Agregando valor à cachaça
artesanal: o caso do alambique Matraga no Paraná. Informações Econômicas, São Paulo, v. 54, eie032022, 2024. DOI: https://doi.org/10.56468/1678-832X.eie0322.2024