AGREGANDO VALOR À CACHAÇA ARTESANAL: o caso do alambique Matraga no Paraná

 

RESUMO: Produtos e marcas proporcionam diferentes leituras e interpretações na mente do consumidor com relação às imagens e identidades dos produtos. Neste contexto, esta pesquisa analisa o caso do Alambique Matraga para identificar as estratégias utilizadas e diferenciar seus produtos artesanais frente a um mercado de estigmas históricos e de alta competividade. Para a realização deste estudo, foi aplicado o método descritivo, exploratória, bibliográfica e entrevista semiestruturada. Os resultados demonstraram que o Alambique Matraga tem realizado práticas de inovação na agregação de valor ao seu produto tais como o controle de qualidade, produção orgânica, tempo de envelhecimento da bebida em barris de madeiras de lei, incentivo às visitações turísticas e às instalações. As bebidas estão em embalagens diferenciadas pois há diversificação de produtos como sabores, tamanhos, certificações, selos de qualidade e exportações. Estas ações são estratégias para a manutenção deste alambique no mercado e para alcançar novos nichos de mercado.

 

Palavras-chave: agregação de valor, identidade, inovação, marca.


COMO CITAR

KAZAMA, M. et al. Agregando valor à cachaça artesanal: o caso do alambique Matraga no Paraná. Informações Econômicas, São Paulo, v. 54, eie032022, 2024. DOI: https://doi.org/10.56468/1678-832X.eie0322.2024